HIGH POWER PROPULSION

Afinal, o que é: Bodysurf e bodyboard? Descubra aqui!

O Bodyboard e o Bodysurf são dois esportes muito similares: ambos são praticados nas ondas e atraem cada vez mais adeptos.

Eles se diferenciam em suas criações e em alguns detalhes técnicos. Por isso, preparamos este artigo para você aprender um pouco mais sobre eles. Ficou interessado? Quer aprender as particulares desses dois esportes apaixonantes? Confira!

Bodyboard

O Bodyboard é um esporte que veio de uma antiga vertente de surf que era praticada na Polinésia. A prancha da época era feita de madeira koa e chamada de alaia boards. Mais tarde, a prancha evoluiu para um material mais moderno, o Paipo (pie-poh, no dialeto local), sendo feitas de madeira ou fibra de vidro. Atualmente as pranchas são feitas com materiais sintéticos de alta tecnologia.

O inventor do esporte é Tom Morey, morador da cidade de Kailua, na Ilha Grande do Havaí, onde a atividade ficou conhecida pelo nome de paipo-board.

Campeonatos de Bodyboarding

O campeonato mundial de Bodyboard é disputado, assim como no surf, no formato de etapas, ou world tour. O calendário normalmente tem início em fevereiro e seu final é no mês de outubro. Uma das baterias é disputada aqui no Brasil, no bairro de Itacoatiara, em Niterói. É, inclusive, uma das etapas de maior pontuação do calendário.

Bodysurf

O Bodysurf é uma modalidade que surgiu na ilha do Havaí, onde é conhecido como Kaha Nalu. Acredita-se que o que motivou a criação do esporte foram os golfinhos que brincavam de surfar nas ondas. Os primeiros relatos datam do ano de 1778.

Também conhecido como surfe de peito, este esporte possui milhares de adeptos no mundo todo. No Brasil, país tropical e cheio de praias, não poderia ser diferente. 

Enquanto no Bodyboard o atleta surfa as ondas sobre uma prancha, no Bodysurf a ação acontece com você utilizando o corpo como instrumento para pegar as ondas.

O Handsurf, uma variação do Bodysurf praticado com uma pequena prancha de mão, também tem crescido bastante. Ele permite que o atleta crie um maior ponto de apoio, através da prancha de mão, ganhando mais velocidade nas ondas.

Campeonatos de Bodysurf

Os campeonatos de Bodysurf são disputados em todo o mundo. O torneio de maior prestígio é o Honolua Pipeline Bodysurfing Classic. Ele é disputado na ilha de Oahu, no Havaí.

No Brasil, algumas associações tem organizado campeonatos regionais. Em geral as modalidades disputadas nos campeonatos são Bodysurf e Handsurf.

Principais picos de ondas

Existem alguns locais ao redor do mundo onde as ondas são das mais desafiantes para quem ama estes esportes. São eles:

  • Pipeline;
  • Teahupoo;
  • Shark Island;
  • El Fronton;
  • The Right;
  • Cylops.

Acompanhamento profissional

A melhor maneira para você aprender e poder evoluir na prática do Bodyboard e do Bodysurf é ter um acompanhamento profissional e utilizar os acessórios certos. Um bom instrutor poderá ajudar você a melhorar quesitos técnicos e facilitar a sua evolução em cima das pranchas, fazendo você aproveitar ainda mais as boas sensações que estes esportes proporcionam.

Praias boas para os esportes

Quando você começa a praticar esportes no mar, é preciso ter cuidado. Nem toda praia com ondas são boas para você fazer a sua atividade. Então, se você avistar um mar cheio de ondas em uma praia vazia, entenda que outras pessoas sabem que lá não é um local seguro para entrar com sua prancha. 

Você pratica algum desses esportes? Gostaria de compartilhar suas experiências? Deixe seu comentário para a gente!

 
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *