HIGH POWER PROPULSION

Conheça a história dos esportes aquáticos

Aloha!

A história dos esportes aquáticos tem os seus primeiros registros nos tempos da Antiguidade, por volta dos anos 3.000 a.C.

Por uma questão básica de sobrevivência, o homem precisava deslocar-se da melhor maneira possível na água para poder buscar alimentos ou mesmo fugir de animais que lhe ameaçassem. Na Grécia Antiga, passou a ser vista como atividade física e uma forma de desenvolver o corpo de maneira harmoniosa.

Durante a Idade Média, acreditou-se que a prática dos esportes aquáticos pudesse estar associada à disseminação de algumas doenças, mas sua prática voltou com muita força no período do Renascimento, quando a Europa ganhou muitas piscinas públicas, especialmente durante o reinado de Luís XIV na França.

Bodyboard

Os registros mais antigos de bodyboard (ou bodyboarding) datam de 1778, no Havaí. Lá a modalidade foi criada oficialmente por Tom Morey, em 1971, que desenvolveu um bloco de espuma de polietileno, chamados de paipo. Começou uma pequena produção na Califórnia até que os direitos de produção foram comprados por uma multinacional americana.

Bodysurf

Considerado a mais antiga variação de surfe do mundo, o bodysurf é praticado sem o uso de uma prancha e tem seus primeiros registros na Polinésia, no século XVIII. Oficialmente, também nasceu no Havaí, com o nome de kaha nalu.

No Brasil, o “surfe de peito” (tradução literal de bodysurf) também é chamado popularmente de “jacaré”.

É um esporte de inclusão, praticado por pessoas de todas as idades.

 

Handsurf

handsurf é uma variação do bodysurf, com o incremento da handplane, uma espécie de pequena prancha usada em cada uma das mãos, que permite uma maior variedade de manobras e atingir velocidades maiores. Não se sabe ao certo como surgiu, mas passou a ser muito praticado nos anos 80, inclusive nas praias brasileiras.

Natação

Foi no início do século XIX que a natação começou a ganhar corpo como modalidade competitiva, na Inglaterra. Esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas e seu primeiro registro no Brasil deu-se em 1897, com a fundação da União de Regatas Fluminense, no Rio de Janeiro.

Profissional e amador

As mais diversas modalidades de esportes aquáticos são atualmente praticadas no Brasil, em competições esportivas e para diversão. Tanto para a prática profissional quanto para os amadores, há uma série de equipamentos que permitem que se pratique o esporte com mais segurança e mais desempenho, com boa qualidade e preços acessíveis.

Federações

As disputas esportivas de natação no Brasil são reguladas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que também é responsável por pólo aquático, maratonas aquáticas e nado sincronizado. O bodyboard também conta com uma diversas confederações estaduais. O bodysurf e o handsurf estão começando cada vez mais a se profissionalizar, onde campeonatos, inclusive internacionais, já rolaram no Brasil.

Prática no Brasil

A história dos esportes aquáticos no Brasil é muito rica e o nosso extenso litoral ajudou a disseminar todas as modalidades, hoje muito presentes em todos os cantos do país, em nossas praias e piscinas.

Se você curtiu essa postagem e quer saber mais sobre os esportes aquáticos e os equipamentos ideais para a prática de cada modalidade, curta nossa página no Facebook e deixe sua sugestão para as próximas postagens.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *