A prática de esportes aquáticos pode trazer diversos benefícios para a saúde e é recomendada — dependendo da modalidade, claro — para pessoas de todas as idades e gêneros.
Mas para você usufruir da melhor forma possível e praticar esportes aquáticos com segurança, é preciso estar atento a alguns detalhes. E nós trazemos os principais deles para você agora!
Avalie sua saúde antes de praticar esportes aquáticos
Às vezes, não basta apenas ter vontade de praticar algum esporte: é preciso ter disposição física para isso também. Independentemente do seu nível na modalidade que pratica, você precisa monitorar seu estado de saúde periodicamente.
Para quem inicia em qualquer esporte, o primeiro passo sempre será a consulta médica para avaliação básica. Exames para testar sua resistência cardiovascular, detectar doenças (como anemias), averiguar o histórico médico familiar, e outros. Tudo vai depender da sua idade e qual o esporte aquático que pretende praticar, por exemplo.
Compre roupas e equipamentos esportivos adequados
Quase todo esporte aquático necessita de equipamentos e roupas específicas. Em boa parte dos casos, dos bons e fiéis pés de pato, que vão facilitar muito a sua vida. Você vai precisar procurar a peça ideal para você.
Além da prancha e/ou pés de pato, caso pratique bodyboard ou bodysurf, do leash (corda elástica que segura algum equipamento ao surfista), você precisa de outros acessórios e peças de roupas na hora da ação. Apesar de ser diversão, a prática de esportes aquáticos precisa ser feita com muita segurança.
Conheça suas responsabilidades como atleta aquático
Ainda que esteja com todos os equipamentos e que tenha feito todos os exames de saúde, é preciso ter discernimento de outros fatores de responsabilidade na água. Não subestime os perigos! Se a prática for no mar, considere as condições do tempo e do local.
Não ultrapasse seus limites, respeite a sua própria evolução dentro do esporte. Treine gradualmente, das técnicas mais simples às mais elaboradas. Entenda: você gera grandes riscos a você e outras pessoas quando não leva em consideração a segurança na prática de esportes aquáticos.
Procure por locais e pessoas especializados
Muitas pessoas aprendem sozinhas, mas a verdade é que tudo fica muito mais fácil e rápido quando temos o auxílio correto. Por essência, os esportes aquáticos necessitam de locais com estrutura qualificada, sejam eles nas praias ou nas piscinas. No caso dos esportes ao ar livre, sempre é bom lembrar-se do cuidado com o meio ambiente.
O acompanhamento de profissionais competentes, tanto para um possível resgate quanto para a instrução, torna-se imprescindível. Procurar marcas de materiais esportivos de qualidade também deve ser levado em conta. A qualidade dos seus equipamentos pode fazer muita diferença em situações determinantes, tanto quanto o fato de você estar bem informado.
Então, deu pra entender um pouco do que você precisa para praticar esportes aquáticos? Quer saber mais informações sobre bodyboard e bodysurf? É só entrar em contato com Kpaloa e conferir os produtos da marca. São mais de 30 anos no mercado, crescendo junto com os esportes aquáticos. Até mais!