Após concluir a famosa Travessia Capri-Nápoles, conhecida como a mais charmosa ultramaratona aquática do mundo, enfim, chegou o momento de descansar o corpo e a mente!! Fiquei exatos trinta dias de férias, afastada da água, da pressão de treinos, da alimentação regrada… Ou seja, tive uma rotina totalmente sem regras, onde pude fazer coisas diferentes, comer algumas besteiras e relaxar sem me preocupar com horários.
Descanso necessário
Estava precisando – e muito – dessa parada. O primeiro semestre de 2017 foi intenso, tanto de treinos, como no trabalho. Além disso, a preparação para essa travessia envolve também muita burocracia (visto, taxas, certificações, contratação de barco etc), fora a ansiedade… Essa, aliás, nem me fale! Por ser a minha primeira maratona aquática internacional e literalmente minha primeira viagem ao exterior, os nervos estavam à flor da pele.
Assim, esse tempo de descanso é muito importante na vida do atleta. Sem isso o corpo não se recupera para o próximo desafio e ficamos estressados mentalmente. Além disso, o organismo precisa dessa pausa para reequilibrar a musculatura. Como passamos meses alternando treinamentos técnicos e específicos, desenvolvemos mais alguns músculos do que outros. Logo, essa break alivia o stress dos músculos mais exigidos para que eles futuramente também não se lesionem. A quantidade de dias off não precisa ser necessariamente trinta dias. Tudo depende da vontade, disponibilidade e do organismo de cada um.
A volta para a rotina de treinos
Mas não pense que o corpo não pediu para voltar a rotina… senti muita saudade da água!!! kkkk… Mas é preciso muito cuidado nesse retorno. Depois de um certo tempo parada, o corpo sai daquele ritmo diário e voltar a forma não é nada fácil. Mas a gente não pode perder o foco e lembrar que a volta aos treinos também deve ser cautelosa para evitar lesões. Como diria Michael Jordan, “Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo.” É importante lembrar que com frequência o corpo volta ao normal e logo está pronto para outra.
Hoje, meados de setembro, estou restabelecida e forte para encarar novos desafios! Muitas pessoas inclusive me perguntam sobre a próxima ultramaratona aquática, mas esse bate-papo será em um novo post… Então, não deixem de acompanhar o blog Kpaloa e saber quais serão meus próximos passos… Já adianto que vem coisa boa por aí!!!
Patricia Farias
Ultramaratonista aquática
Primeira mulher a nadar do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro (35km)