Henrique Pistilli, conhecido como o Homem-peixe, desafia ondas de mais de oito metros sem prancha. Especialista no surfe de peito (bodysurf) – conhecido como “jacaré” aqui no Brasil -, ele tem um quadro especial no programa Esporte Espetacular produzido pela Rede Globo.
O brasileiro já chegou a viajar até para a Polinésia Francesa para testar as suas habilidades e aprender um pouco mais sobre o mundo dos esportes aquáticos.
Ficou curioso sobre a vida dessa fera do esporte? Acompanhe o post que preparamos!
História
Pistilli já enfrentou as 5 maiores ondas do mundo sem qualquer tipo de prancha, apenas com um par de nadadeiras. Desde pequeno (aos 2 anos ele já fazia natação) foi criando sua aptidão no mar, mas foi a partir de 2005 que os mares do exterior se tornaram a sua segunda casa e quando ele começou a se especializar no bodysurf.
Além disso, o Homem-peixe desenvolveu um estilo próprio chamado “natação peixe” que foi inspirado no método como os golfinhos nadam. Não obstante, Pistili ainda dá aulas para os melhores Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Referência como consultor ele já recebeu mais de 5000 pessoas em suas palestras para empresários e empreendedores.
Momentos marcantes
Em uma de suas visitas a Maui (Havaí), Pistilli pôde surfar a perigosa onda de Jaws. Naquele momento foi como se o nadador tivesse transgredido os limites das possibilidades na água. Em Teahupoo, o surfista teve uma sorte parecida, em um lindo cenário ele deslizou pelas ondas havaianas.
É muito importante para o surfista passar um tempo bom de ambientação antes de encarar ondas grandes porque elas têm todo um preparo específico. A respiração, como fala Pistilli em seus programas, é essencial para a execução correta não só do mergulho como também do surfe. Por isso, ele passou vários dias fazendo uma adaptação antes de se arriscar nas maiores ondas do mundo.
Outro momento marcante foi quando o rei do bodysurf conheceu Alexandre Patea, o homem que consegue nadar com as baleias no Havaí. Patea apenas mergulha na água e consegue atrair e chegar perto das baleias de sua região.
Em seu programa reproduzido pelo Canal Off (mais especificamente no episódio 11 da segunda temporada), Pistilli diz que o mais importante nas viagens é você não planejar muito, mas ir pedindo dicas para as pessoas para encontrar lugares preciosos. As imagens de todo o episódio são exuberantes.
Já nas aventuras de Pistilli em Teahupoo, no Taiti, os desafios também foram grandes e repletos de vistas maravilhosas. Os esportes aquáticos têm essa grande propriedade de além de proporcionar emoções e saúde, dão a possibilidade de se conhecer lugares muito belos e intensos pelo mundo!
Integrante da Equipe Kpaloa, o Homem-Peixe conta com uma linha exclusiva de nadadeiras para bodysurf, todos testados e aprovados por essa fera dos mares.
E a história do Homem-Peixe está em evolução constante. Como novos feitos ele, em conjunto com o Augusto Conti, da Kpaloa, tem desenvolvido um traje para o esporte Tow-in Bodysurf, desafiando assim ondas gigantes puxados por um jet-ski.
Várias novidades ainda estão por vir na história deste desbravador dos mares!
Surfe de peito
O surfe de peito é muito mais que uma atividade física normal. Ele preza pelo respeito aos animais e pela natureza.
Essa modalidade esportiva é a mais pura forma de surfe. Contudo, o esporte evoluiu muito em conjunto com o surfe de prancha e pode ser considerado tanto como uma atividade de lazer como uma atividade esportiva.
E aí? Ficou inspirado pelo Homem-peixe? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!