HIGH POWER PROPULSION

O que devo observar ao escolher pé de pato para bodyboard?

Um dos equipamentos que auxiliam a prática do bodyboard é o pé de pato. Ele é um equipamento versátil que lhe ajuda em vários esportes aquáticos, sendo que para cada um deles existem características específicas. O pé de pato é feito de um material resistente, mas flexível. E cada detalhe do modelo tem um motivo, como a hidrodinâmica, flutuabilidade e conforto.

No caso no bodyboard, além de ser um item de segurança, o pé de pato vai auxiliar na propulsão para entrar na onda e impulsão do atleta. O uso do pé de pato transforma o bodyboard em uma atividade mais prazerosa. Quer aprender como escolher o pé de pato para bodyboard mais adequado para você? Continue lendo!

1. Formato

O formato do pé de pato pode influenciar na performance. Os pés de patos assimétricos podem sobrecarregar as articulações, enquanto os simétricos distribuem o fluxo de água por igual, evitando a sobrecarga. É uma característica importante que deve ser observada pelo atleta na hora da escolha do pé de pato, para evitar desconfortos na prática do esporte. Além disso, o tamanho das abas também influem diretamente na propulsão e agilidade do atleta. Por exemplo, um pé de pato com abas mais largas e compridas proporciona uma maior propulsão, mas podem reduzir a agilidade das pernas na hora das manobras.

2. Rigidez

Outro ponto que faz a diferença na hora de escolher pé de pato para bodyboard é a rigidez do material utilizado na aba. Quanto mais rígido, maior será o impulso, mas, em contrapartida, maior é o esforço muscular nas batidas de perna.

O ideal, nesse sentido, é encontrar um pé de pato que proporcione ao atleta a propulsão desejada, sem deixar o conforto de lado.

 

3. Conforto

O conforto é um ponto fundamental. Um pé de pato desconfortável pode gerar no atleta diversos machucados, como ferimentos, bolhas e calos nos pés, além de dores articulares, e isso pode ser um fator desanimador para qualquer praticante, principalmente, os iniciantes.

O ideal é encontrar um pé de pato com borracha super elástica e macia na região do foot pocket (cavidade onde se aloja o pé), que garanta uma boa aderência, sem machucar, “vestindo como uma luva”.

4. Tamanho

O pé de pato não pode estar grande demais, pois, além de correr o risco de sair, ele atrapalha na propulsão. Em contrapartida, o pé de pato pequeno ou apertado pode causar machucados, interferindo no conforto. Ou seja, o pé de pato tem que estar perfeitamente encaixado.

5. Escoamento de água e detritos

Na prática do bodyboard é comum a entrada de areia no pé de pato. Fora o fluxo de água que ocorre normalmente por dentro do pé de pato durante o surf. Assim sendo, um sistema eficiente de escoamento de água e detritos no pé de pato é muito importante para superior performance e conforto. É algo que deve ser cuidadosamente observado na escolha do seu pé de pato.

Com essas dicas de como escolher pé de pato para bodyboard ficou muito mais fácil adquirir o seu. Não tem desculpas para não comprar e começar a praticar o bodyboard.

A Kpaloa, empresa especializada em pés de pato desde 1983, tem diversas opções de pés de pato e cores, atendendo a todos os gostos e tipos de mar.

Curtiu essas dicas? Então compartilhe com os seus amigos. Aloha!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *