HIGH POWER PROPULSION

O Aloha está com novidades!

1.1

Paola Simão, #KpaloaTeam é a nova colunista do Blog Aloha e a partir de hoje trará aos nosso leitores dicas de viagens, com diversas sugestões de locais incríveis para pegar as ondas mais iradas do planeta. Em sua estréia, ela conta uma de suas experiências em uma Surf Trip de tirar o fôlego pelo Arquipélago Indonésio.

Olá galera.

Eu sou Paola Simão, atleta Kpaloa e colunista do Blog Aloha e vou trazer para vocês a partir de hoje, muitas dicas legais de viagens, sugestões de lugares incríveis ao redor do planeta para surfar, se acomodar, bons restaurantes, curiosidades e entrevistas com diversos atletas. Também quero mostrar um pouco sobre outras culturas e realidades, muita diversão, adrenalina e claro, algumas furadas que acontecem no meio de nossas aventuras!

O lugar que escolhi para estrear meu espaço aqui, foi um paraíso no qual tenho muito carinho e posso considerar que sou um pouco “viciada” em atravessar o planeta sempre que possível, para passar longas e deliciosas temporadas por lá. Esse local é o arquipélago Indonésio, que possui nada mais do que 17 mil ilhas paradisíacas com ondas cristalinas, perfeitas e água quente.

 1.1

Indonésia

Minha primeira vez na Indonésia foi 2006 (na época morava na Austrália), mas desde que voltei para o Brasil dei continuidade as minhas visitas à Ásia e em julho darei partida para minha nona temporada. A primeira pergunta que todos me fazem é porque sempre escolho a Indonésia para visitar se o mundo é tão grande e a resposta também não teria como ser outra, dentre tantas mil ilhas, acho que só conheço por volta de 30 delas, poderia passar o resto da minha vida indo pra lá e não conheceria nem a metade rs…

Resolvi destacar uma ilha em especial dentre tantas. Ela fica no norte da Ilha da Sumatra ( quarta ilha mais populosa do mundo e que possui 52 mil dialetos) e o nome dela é ASU (que na língua local, significa cachorro) uma pequena ilha plana de 8 km de extensão (em 2h de caminhada você consegue dar a volta nela) e que possui apenas uma esquerda poderosa de água turquesa, na qual precisa de condições certas de ondulação e vento para funcionar.

ASU2

 Asu

Geralmente, eu fico de 20 a 35 dias só nessa ilha, porque se as previsões não estiverem boas ao redor de Asu, existem inúmeras bancadas com ondulações opostas para rolar, como a direita grande e poderosa de Bawa, que fica à uma hora de barco. Sempre haverá surf naquela região e o melhor sem crowd, é só pegar o barco e sair explorando.

 bawa

Bawa

Asu, tem sido a minha escolha desde 2011. Não é uma onda para iniciantes, a bancada de coral é bem rasa e afiada, no qual em 2003 depois do devastador TSUNAMI que ocorreu por lá, fez com que a ilha levantasse 3m e consequentemente a onda também mudou, ficando mais curta, mas ainda continua poderosa e perfeita (imagina como era antes).

Me encantei por aquele lugar desde a primeira visita, quando minha amiga bodyboader, parceira de trips, Samanta Moreno junto ao seu marido EARL, me chamaram para passar uns dias por lá. Eles tinham se mudado para ilha e estavam acabando de fazer alguns ajustes no ASU Surf Camp, que é localizado em frente ao pico. Passei dias incríveis, surfando ondas perfeitas, cristalinas, sem crowd e com muita natureza! Era tudo que estava precisando naquele ano, pois minha mãe tinha acabado de falecer.
Além do Surf, a região também é procurada para pesca esportiva e pelo mergulho.
Mas existem detalhes importantes para se chegar ao paraíso, diferente do que acham, é uma pequena missão e já adianto que é preciso disposição (coisa que não falta para aventureiros de plantão).

Geralmente quando escolhemos ir para Indonésia, a maioria dos turistas, inclusive eu, vamos direto para Bali. Essa pequena ilha que tem uma população de quase quatro milhões de habitantes, é praticamente o aeroporto do mundo, pessoas de todos os cantos do planeta desembarcam lá, para passar suas férias, aproveitar os luxuosos hotéis e restaurantes e a alegria da cultura indonesiana que rapidamente se espalha e te contagia em poucos dias. Além das ondas perfeitas como Uluwatu, padang padang, impossibles, bingin, keramas, cangoo etc … Bali serve como base para dali você decidir qual a próxima ilha explorar. Sua cultura é o hinduísmo, que tem influência budista. Acreditam em um espírito cósmico supremo e adoram diversos deuses, enquanto os resto do arquipélago Indonésio é de cultura muçulmana.

ulu

 Uluwatu

Asu – Como chegar

pegar um vôo de Bali para a cidade de Meden (Norte da Sumatra) , o próximo vôo é para Gunungsitoli (situado na ilha de Nias), de lá mais 2h30 de carro até um vilarejo chamado Sirombo, depois mais 30 minutos de barco até a ilha.

*Lembrem-se que a maioria das companhias aéreas que atuam nessa região, só permitem bagagem de 15kg (pranchas de surf não estão incluídas nesse pesagem).

Onde ficar

Asu Surf Camp – os valores variam de 150 a 200 dólares a diária, incluindo confortáveis bungalows, todas as refeições, bebidas, barco disponível para surfar as ondas da região, wi-fi, etc.

O que levar

Pranchas, de preferência mais de uma ( pois o tamanho do mar varia muito com o tamanho do swell), protetor solar, repelente, chapéu, óculos de sol, máscara de mergulho e Pés de Pato Kpaloa, tênis, roupas leves e simples, pois é quente e na ilha não existe vida noturna! Levar também muita energia boa e disposição para surfar as melhores ondas da sua vida.

kpaloa

Kpaloa Tem Paola Simão

Melhores épocas para a viagem

Época de ondas: de abril à novembro
Época de chuvas: dezembro à março
Melhor ondulação: quadrante sul
Melhores ventos: sul, sudeste e sudoeste
Tamanho: 2 a 15 pés
Nível: Intermediário e Avançando

Fiquem ligados na próxima aventura que será pra lá de especial com a nossa pentacampeã mundial de bodyboard Neymara carvalho.

 {gallery}blog/galerias/Surftrip-paola-indonesia{/gallery}

 

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *