Uma profissão que leva no nome uma das tarefas mais admiráveis do leque de vocações, os guarda-vidas são os responsáveis por guardarem banhistas em mares, rios e piscinas.
Para as situações de alto risco, como o mar, tão imprescindível para o sucesso do salvamento quanto o talento e a dedicação está a agilidade – muito mais facilmente conquistada com a utilização de equipamentos específicos. É aí que os caminhos dos guarda-vidas encontram as nadadeiras da Kpaloa antes de cruzar a água. Produzidas especialmente para resgates aquáticos, com a mais alta tecnologia, as nadadeiras da Kpaloa, fornecidas à diversas Corporações do Corpo de Bombeiros pelo Brasil e outros lugares no mundo, diminuem o tempo e a distância entre quem salva e quem é salvo.
Homologada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), a nadadeira Kpaloa de salvamento aquático, quando destinada a profissionais da área, é reconhecida por aumentar a capacidade de preservar a vida de banhistas, evitando afogamentos e garantindo pronto atendimento às vítimas de ocorrências na água. Fabricada com a fórmula “Balanced Floating”, o equipamento em borracha vulcanizada de alta performance, com variações de solidez devidamente setorizadas, tem densidade capaz de garantir o equilíbrio ideal para a água do mar. Garantida a flutuabilidade, as nadadeiras de resgate aquático da Kpaloa também apresentam alta performance graças à manutenção e sustentação do corpo do guarda-vidas na água, reduzindo os agentes frenantes e, consequentemente, a eficiência do nado.
As lâminas simétricas das nadadeiras de resgate Kpaloa, além de garatirem grande propulsão, também evitam torção das pernas, tendo em vista que distribuem a força gerada nas batidas de forma equilibrada. Adicionalmente, suas longarinas laterais fornecem o adequado suporte estrutural à nadadeira, o que permite uma maior explosão e velocidade no nado, resultando em mais agilidade no atendimento. Com relação ao conforto, característica bem marcante dos pés de pato da Kpaloa, a cavidade onde se acomoda o pé é feita de borracha super elástica e macia, sem apresentar costuras internas, e o encaixe é feito com alça de perfil baixo, aliviando assim a região do tornozelo. Por fim, a nadadeira conta com três orifícios na região plantar, responsáveis pelo escoamento de água e detritos da mesma.
A Kpaloa possui atualmente 04 linhas de nadadeiras para resgate, todas desenvolvidas a partir de 04 aspectos que consideramos fundamentais em um equipamento de salvamento aquático: conforto, desempenho, design e durabilidade. As opções disponíveis para os Guarda-Vidas são a Kpaloa Natação, com aba bem flexível, a Kpaloa Original, bem tradicional e conhecida pelos Guarda-Vidas, com aba semi-rígida, a Kpaloa Trifins, que possui uma aba um pouco mais rígida e larga, e o úlitmo lançamento, a Kpaloa Tritão, que foi concebida a partir da observação de seres marinhos de grande velocidade e destreza, como os tubarões, os golfinhos, o atum azul e o marlin azul. Este último modelo tem sido muito elogiado por Guarda-Vidas no Brasil e no mundo, e proporciona grande propulsão nas batidas de perna. O Modelo Kpaloa Tritão Resgate difere da linha padrão Kpaloa Tritão, já que a aba é desenvolvida com borracha com características e flexibilidade ideal para o salvamento.
Outro diferencial da Kpaloa é que as nadadeiras podem ser personalizadas de acordo com as solicitações da corporação, podendo-se inclusive ser incorporado na lateral da nadadeira o Brasão da unidade de salvamento.
Kpaloa, junto com os Guarda-Vidas nesta missão de salvar vidas! Aloha!