Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo. Foi lá onde tudo começou. Diante de estatísticas que na época apontavam para o alto índice de criminalidade e uso de drogas ilícitas, há 15 anos atrás surge a ideia de um projeto esportivo para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Projeto Nadando na Frente do Instituto de Esportes que iniciou os trabalhos com 70 alunos, hoje já recebeu aproximadamente 7500 alunos tornando-se o maior projeto social de natação do Brasil neste formato.
Não se limitando apenas ao desenvolvimento motor dos alunos e a aquisição de habilidades aquáticas, o projeto Nadando na Frente também preocupa-se em proporcionar uma aprendizagem efetiva integrando os aspectos afetivo, emocional, intelectual, social e, claro, físico.
A grande missão é criar, por meio do esporte, novas oportunidades para os alunos com o intuito de formar cidadãos devidamente inseridos e com participação ativa na sociedade, sempre em prol da construção de um mundo mais justo.
Nadando duas vezes por semana no contraturno da escola, os alunos que têm idade entre 7 e 13 anos tem o comportamento assim como o rendimento escolar acompanhados de perto pelos professores do projeto. Em outras palavras, para participar do projeto cada criança / adolescente precisa estar estudando, além de cumprir o regulamento do projeto.
Desde março de 2017, Felipe Barato, hoje com 16 anos, faz parte do projeto que trouxe muitos benefícios em sua vida e sonha em ser um atleta olímpico de natação. Nas palavras de Gisele Barato, sua mãe, “ele cresceu com valores passados diariamente através dos ensinamentos do professor Leandro Arruda. O respeito, a amizade, o companheirismo dentro e fora da piscina são os grandes diferenciais do projeto. A mudança tanto física como emocional tem sido sua estrutura para conquistar seus objetivos e toda essa realidade foi proporcionada pela natação através do projeto.”.
Atualmente, estando com quatro pólos em Ribeirão Preto e outros seis espalhados pelo Estado de São Paulo, Paraná e Ceará, o Projeto Nadando em Frente vem crescendo constantemente. E justamente por isso e em nome da valorização da prática esportiva, da vida saudável e de um futuro melhor para as crianças, a organização não governamental Instituto de Esportes investe no ensino de natação, buscando constantemente pessoas e empresas interessadas em apoiar tal causa.
A Kpaloa desde sempre apoia e incentiva o esporte com o objetivo de proporcionar uma perspectiva de vida e um futuro melhor Para Fernanda Nascimento, coordenadora do Projeto Nadando em Frente, “ter a Kpaloa como nossa apoiadora é muito importante uma vez que os pés de pato permitem um treino de melhor qualidade para os alunos.”.
Conheça mais sobre o Projeto aqui (inserir link https://nadandonafrente.org.br/) ou visite as redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/projetonadandonafrente/