Não é novidade que os benefícios do esporte vão além daqueles relacionados aos aspectos físicos e a performance propriamente dita. Sem dúvidas, o esporte atua como um verdadeiro instrumento de transformação social. Afinal, quantas crianças e adolescentes tiveram suas vidas modificadas ao conheceram o esporte? Exemplo disso, é o bodyboarder carioca David Barbosa Vieira, apelidado de “Capitão Barbosa” no Tour Mundial de Bodyboarding.
David, que hoje tem 23 anos de idade, conheceu o bodyboarding no ano de 2007, por meio de colegas da escola que eram alunos da Escolinha de Bodyboard da Rocinha. Assim, David pegou gostou e foi aprendendo cada vez mais com o Tio Ley na Escolinha e aos 12 anos já começou a vencer campeonatos locais. Com os treinos a todo vapor, a evolução foi rápida e em 2015 David foi campeão da terceira etapa do Circuito Mundial Pro Júnior em Portugal. No ano passado, foi vice-campeão do mundial de bodyboarding em Iquique, no Chile.
Nessa caminhada, o “Capitão Barbosa” conta que seus colegas e o professor Tio Ley foram suas maiores inspirações até se aprofundar mais no esporte. Com a carreira profissional se alavancando, pôde conhecer seus ídolos como Guilherme Tâmega, Pierre Louis Costes e Amaury Laverñe. Perguntado a David, de que forma o esporte transformou sua vida, ele diz que “o bodyboard proporcionou várias oportunidades de patrocínios, viagens, conhecer novas pessoas, ser uma pessoa melhor… Além da importância e o cuidado que é preciso ter com a natureza, com a saúde / alimentação saudável. Enfim, ser bodyboarder significa muita coisa e traz muitos benefícios!”.
Além de ser atleta profissional de bodyboarding, ter conhecido inúmeros lugares e contar com patrocinadores, David Barbosa atualmente cursa Faculdade de Educação Física na Unicesumar. E o mais legal é que todas essas oportunidades aconteceram por causa do esporte, que é sim capaz de transformar a realidade de muitas crianças e jovens, possibilitando novas perspectivas de vida. David é um exemplo disso e é fonte de inspiração para muitos que estão começando no bodyboarding. Por isso, é de suma importância o apoio a projetos sociais para que mais casos como o de David possam se tornar realidade!
A Kpaloa se orgulha em poder colaborar e incentivar projetos sociais como a Escolinha de Bodyboard da Rocinha, proporcionando uma perspectiva de futuro melhor para todos os envolvidos!
Somos uma empresa socialmente responsável e amiga do meio ambiente! Saiba mais em www.kpaloa.com
Escrito por Parada Letícia.