HIGH POWER PROPULSION

Haja fôlego: perrengue em Sunset de bodysurf!

claudio xavier bodysurf kpaloa

Praticante do surfe de peito há 37 anos, Cláudio Xavier esteve presente como competidor no Mundial de bodysurf em Pipeline em 1988. Nesta semana Xavier, que é professor de Educação Física e diretor técnico da Associação Brasileira de Surfe de Peito (ABSP), conta um perrengue que passou no Havaí.

claudio xavier bodysurf kpaloa

“Nossa equipe era formada por 9 competidores, todos brasileiros. Na verdade, éramos os integrantes da primeira equipe de surfe de peito que estava no Havaí para competir o mundial. Ficamos 15 dias no território havaiano e a cada dia íamos treinar em um pico diferente. Um certo dia, fomos cair em Sunset. Uma direita perfeita! Era um dia clássico! Mas eu era local da Zona Sul do Rio de Janeiro e não estava acostumado com valas e bancos.

De repente, veio uma  esquerda enorme. Eu que sempre nadei bem, cheguei primeiro na onda e lá fui eu feliz da vida… Mas acabei parando nas pedras. E quando olhei pra trás, vi uma série enorme vindo e que parecia não ter fim! Mas como eu era um nadador marrento, raspado, campeão brasileiro militar, nem pensei em nada. Só nadei e comecei a furar todas as ondas que conseguia. Mas o fôlego foi acabando… E foi aí que o meu grande amigo Hélio Fernandes, uma lenda nacional do surfe de peito, veio até mim e perguntou “O que você está fazendo? Estamos do lado do canal… chega pra cá!”.

E foi nesse momento que reparei que estava nadando ao lado do canal, que estava furando ondas enormes sem necessidade e com o fôlego no limite.

É impressionante porque você fica no canal que tem uns 3 metros de profundidade, onde as ondas não quebram. Mas do seu lado, uns 10 a 15 metros de onde você está tem uma onda de 2 a 3 metros quebrando intensamente. É muito louco isso que acontece, essa movimentação da bancada. E eu acredito que se não fosse o Hélio, eu estaria furando as ondas de Sunset até hoje kkkkk.

Por isso que eu digo que o conhecimento salva o homem da ignorância, inclusive de si mesmo. E tudo na vida é questão de aprendizado!”

Equipe Hawaii bodysurf mundial

Parte dos integrantes da primeira equipe brasileira de bodysurf no Havaí: França, Sérgio Acrílico, Hélio Fernandes, Pinguim, Marcelo Branco, Cláudio Xavier.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *