Por muitas razões, todo salvamento aquático acaba se tornando marcante de uma forma diferente para quem o fez. Esta semana, o soldado Hector da Matta Rodrigues do 9º batalhão de bombeiros militares do Rio Grande do Sul fez um relato sobre um salvamento que realizou na temporada 2018/2019 e que permanece em sua memória até hoje.
“Um salvamento que marcou minha vida ocorreu em um dia atípico. Chovia fino, o céu estava nublado e bastante cinzento e não havia ninguém na praia. Por volta de 13 horas estava me encaminhando para assumir meu posto na guarita 152 de Tramandaí.
Essa guarita possui uma peculiaridade por estar localizada na área da plataforma marítima, onde quase sempre ocorrem fortes correntes de retorno devido o obstáculo físico dos pilares da própria plataforma. E meu colega de profissão estava nesta guarita e ao subir avistamos um senhor embriagado que veio correndo e adentrou-se ao mar pelo lado sul da plataforma. A corrente estava tão forte que quando desci para orientá-lo o mesmo já caiu na corrente de retorno e rapidamente estava mar adentro.
O mar estava de nordeste com séries de 1 metro aproximadamente e bem mexido, então corri e entrei aproveitando a corrente de retorno. Nesse meio tempo, meu colega veio atrás trazendo as nadadeiras, mas quando cheguei no inside não via mais o homem. Então um pessoal que estava na plataforma pescando começou a gritar me orientando. E quando avistei a vítima a uns 50 metros de mim comecei a nadar mais forte ainda.
Ao chegar no senhor, notei que o mesmo já estava desacordado. Logo outros dois guarda-vidas da guarita chegaram ao meu lado e do meu dupla. Um dos colegas da guarita começou a fazer as 5 ventilações de resgate e de imediato iniciamos a retirada do senhor em grau 5 de afogamento. Por sorte havia um amigo surfando próximo do local, então peguei a prancha dele coloquei a vítima sobre a mesma e com ajuda de uma onda consegui sair com ele da água. Ao chegarmos na areia com a vítima, fizemos todos os procedimentos e encaminhamos ao SAMU.
Após ficar 2 semanas internado no hospital, felizmente este senhor recebeu alta e veio nos agradecer na guarita. Então só posso agradecer a Deus por me dar saúde para ajudar aqueles que se colocam em situação de perigo, lhes fornecendo a possibilidade de retornar para suas casas e ver novamente seus familiares.”
A Kpaloa fica muito honrada em poder equipar esses nobres guerreiros com nossas nadadeiras de alta qualidade, conforto e performance, nessa grande missão de salvar vidas!