HIGH POWER PROPULSION

Braçadas na altitude: Nathalia Almeida focada em 2021

nathalia almeida nadadora equipe kpaloa

Nathalia Almeida, integrante do time Kpaloa, viajou no mês passado acompanhada de outros atletas da Seleção Brasileira para Sierra Nevada. Visando se preparar para a disputa pela vaga nos Jogos Olímpicos, Nathalia contou como foram os treinos na altitude.

Você acabou de voltar de Sierra Nevada. Quais as impressões que teve do centro de treinamento espanhol? Você já conhecia?

Eu nunca tinha ido para Sierra Nevada, a infraestrutura de lá é realmente maravilhosa, a comida é incrível e é tudo muito perto. Você sobe e já está no quarto. Você desce e já está na piscina. Eu achei tudo muito bom, inclusive eles estão aplicando todos os protocolos de prevenção à COVID-19, são bem rígidos quanto a isso. Por exemplo, nós fizemos o teste lá 3 vezes para ter a certeza de que não estávamos contaminados.

nathalia almeida nadadora equipe kpaloa

Treinamento na altitude deve ser um baita desafio né? Você lembra quando e como foi o seu primeiro treino na altitude?

Então, na verdade eu nunca tinha feito um treino na altitude, essa foi a minha primeira vez. Eu gostei muito, achei incrível, é muito desafiador tanto mentalmente como fisicamente e valeu muito a pena a experiência.

E como foram os treinos em Sierra Nevada? Você percebeu alguma melhora no seu desempenho? Se sim, em qual sentido?

Eu senti muita diferença sim. Quando eu cheguei lá na primeira semana eu senti muita dificuldade. Mas na última semana eu já estava conseguindo nadar bem melhor, já conseguia manter minhas melhores médias durante o treino.

nathalia almeida nadadora equipe kpaloa 8

Qual é a importância do treinamento em altitude para os nadadores?

É muito importante porque melhora demais a oxigenação, o número de hemoglobinas… Você melhora a sua capacidade aeróbia em bem menos tempo do que você faria em um lugar a nível do mar. Para ter uma ideia, a nível do mar demoraria em torno de 6 semanas para obter melhorias reais no aeróbio. E lá você leva apenas 3 semanas para alcançar essa mesma condição. Então isso é muito bom, ainda mais para mim… eu passei muita dificuldade um tempo atrás porque eu tive COVID-19 no fim de 2020. Eu não estava conseguindo nadar direito aqui no Brasil e o treino na altitude me ajudou muito no sentido de recuperar a minha capacidade aeróbia e a minha forma física.

nathalia almeida nadadora equipe kpaloa 6

E já que estamos falando dessa experiência, você esteve em Sierra Nevada com outros atletas de altíssimo nível como Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Gabrielle Roncatto. Como se sente em relação a isso?

Foi incrível treinar todo dia com atletas dedicados como a Ana, ela já foi 6 vezes melhor do mundo. Então treinar com ela todo dia e ver toda essa dedicação é uma inspiração. Às vezes eu ficava bem abalada com os treinos na altitude e ela me dava muita força, a Ana é um espelho para mim. E ter alguém como a Gabi, que nada as mesmas provas que eu e que está ali ao meu lado treinando comigo, é engrandecedor. Ela treina muito e eu já falei isso para ela, ela me dá forças. Sem mencionar o Allan do Carmo que é uma pessoa fantástica e que já fez muitos treinos na altitude, tem 31 anos e a cada dia se esforça no treino para evoluir mais. Todos são atletas inspiradores!

nathalia almeida nadadora equipe kpaloa 3

Mudando o foco, qual o seu grande objetivo para este ano? Como está a cabeça para essa temporada já que 2020 foi um ano muito incerto e de poucas competições?

Já esqueci 2020 porque 2020 acabou, então meu grande objetivo para esse ano é com certeza a seletiva olímpica que está vindo aí. Focar na seletiva, conseguir o índice olímpico, ir para as Olimpíadas e fazer o meu melhor… quem sabe uma final, quem sabe uma medalha? Se você está lá é porque você tem chances. Então esse é o foco.

 

Entrevista realizada por Letícia Parada

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *