Criado em 2005, o Instituto Neymara Carvalho (INC) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos reconhecida com o título de OSCIP, pelo Ministério da Justiça. Na realidade, o INC é uma fusão da Escola Gordinho de Bodyboarding idealizada por Neymara Carvalho, a fim de profissionalizar e dar visibilidade ao projeto desempenhado por Anderson Pintos (Gordinho), no qual ela era madrinha.
De uma forma muito bela, o INC utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social, ensinando aos alunos que tão importante quanto conquistar títulos é ser campeão na vida. “Acreditamos que desta forma, contribuímos na transformação dos alunos e familiares, ajudando a combater através do esporte, o alto índice de vulnerabilidade social existente em nossas áreas de atuação”, afirma Jessica Lopes, presidente do INC.
As aulas são gratuitas e acontecem aos sábados das 8h às 10h20. Quando chega a temporada de campeonatos, os treinos são intensificados sendo realizados durante alguns dias da semana, mas só para os alunos que já competem. Além das aulas práticas e teóricas de bodyboarding, no INC ações como intercâmbios, atividades ambientais, palestras, passeios, cursos, visitas a pontos turísticos, eventos são frequentemente realizadas.
Para quem se pergunta quais são os requisitos para ser aluno do INC, é bom ficar ligado nessas dicas: não há limites de idade desde que saiba o básico da natação, caso contrário, a partir de 6 anos; estar matriculado e estudando ou já ter completado os estudos, e não reprovar; em caso de problemas de saúde, apresentar laudo médico autorizando a prática do esporte, detalhando as restrições; respeitar os familiares, instrutores e colegas de equipe; não se envolver em brigas, não participar de vandalismos, furtos e não usar ou vender entorpecentes.
Em 15 anos, aproximadamente 1.500 alunos passaram pelo INC, sendo que o grande diferencial do instituto é o leque de oportunidades que vão surgindo. “Nós fazemos do bodyboarding um elo para o futuro dos nossos alunos! A importância de trabalhar com oportunidades e possibilidades ofertadas através da vivência, do conhecimento e das diversas experiências que proporcionamos no INC, é essencial para que paralelo ao esporte, eles saibam conduzir a vida de forma honesta, íntegra e sem frustrações. Eles passam a valorizar as vitórias e as derrotas, entendendo que a cada etapa, no esporte ou na vida, nunca é tarde para recomeçar”, afirma a pentacampeã mundial de bodyboarding Neymara Carvalho.
E como o instituto veio de uma fusão da Escola Gordinho de Bodyboarding, pode-se dizer seguramente que os instrutores são os detentores de mais títulos no mundo: Anderson Pinto “Gordinho”, Fábio Silva “Caveira”, Elder Luiz “Alemão” (falecido em 28/09/2020), além da fundadora Neymara Carvalho, recordista em títulos no bodyboarding feminino. Porém, se tratando da nova geração, o INC vem se destacando no cenário nacional com Luna Hardman, bicampeã brasileira e bodyboarder mais nova a se tornar campeã nacional, Bianca Simões que pela segunda vez é a 3ª colocada no ranking brasileiro e Matheus Rodrigues também 3º colocado no ranking nacional. Ainda há outros grandes atletas que têm chamado a atenção em etapas nacionais e estaduais, como Guilherme Montenegro, Paulo Vitor, Vinicius Bueno e João Marcos, representante na categoria profissional juntamente com Neymara Carvalho.
Segundo a presidente do INC, a Kpaloa além de ser uma marca brasileira de excelente qualidade, é uma indústria parceira e presente, principalmente na área social. “Todos os nossos alunos fazem questão de usar e indicar as nadadeiras por serem confortáveis, anatômicas e com uma propulsão incrível, que já nos rendeu e ainda rende muitos títulos. O mais legal dessa parceria, foi a Kpaloa ter comprado a ideia da Neymara, atleta patrocinada pela marca, e encarar o desafio junto. Sair de uma atleta para um instituto com mais de 80 alunos carentes, não é qualquer empresa que topa! Porque mais importante do que admirar, é apoiar, investir e acreditar no esporte, e disso a Kpaloa entende muito bem. Sempre fomos muito bem atendidos em todas as solicitações! Temos muito orgulho de fazer parte desta família!”, conta Jessica Lopes.
A Kpaloa deseja vida longa ao Instituto Neymara Carvalho e se sente honrada em caminhar lado a lado nessa linda história!