HIGH POWER PROPULSION

Preparações, vitórias e dicas com Cesar Cielo, o nadador mais rápido do mundo!

CESAR CIELO KPALOA 1

Recentemente, o nadador brasileiro Cesar Cielo, multimedalhista e campeão olímpico, chegou para reforçar o Kpaloa Team! Nesta semana, entrevistamos Cielo para falar mais sobre a sua carreira e a parceria com a Kpaloa.

Qual foi a vitória mais marcante na sua carreira?

A medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim foi a maior vitória da minha carreira. Simbolicamente falando, o ouro olímpico é o maior título que a gente pode conquistar como atleta. Mas a conquista mais marcante foi o bronze nos 100m livre, dois dias antes da prova dos 50m livre. O bronze foi a medalha que me levou até o ouro olímpico, se não fosse ela eu não sei como teria sido. Então para mim o bronze nos 100m livre é a medalha mais importante da minha carreira, foi onde tudo começou.

CESAR CIELO KPALOA 1

Qual foi o sentimento ao cair a ficha de que você tinha conquistado o primeiro ouro da natação brasileira naquele ano? A propósito, como foi a sua preparação para aquela edição dos Jogos Olímpicos?

Para ser sincero, eu não pensei muito sobre isso. Eu estava tentando fazer o meu melhor. Eu me sentia bem para ganhar e eu foquei na minha prova. Para mim, eu estava me tornando o campeão, a medalha de ouro, daquela edição das Olimpíadas, daquele ano, daquele momento. E calhou de ser o primeiro ouro olímpico da natação. Mas isso é uma coisa que eu nunca parei pra pensar, nem mesmo até esse momento. Na minha cabeça eu apenas fiz a minha performance como podia e executei da melhor possível. Então eu nunca parei para pensar nesse simbolismo que o ouro tem para a comunidade aquática. Sobre a preparação para as Olímpiadas, ela foi bastante intensa assim como é para todos os mundiais. Algo bem focado no ciclo olímpico, tentando ajustar algumas coisas. Então a gente aumenta o volume da intensidade na questão da dedicação e disciplina, fazemos algumas coisas diferentes como não comer “besteiras” durante 3 meses, não tomar refrigerante por 6 meses… É uma preparação em busca da melhor performance da sua carreira e isso exige muito sacrifício.

CESAR CIELO KPALOA 2

O quão importante é a preparação mental para um atleta? Você gosta de realizar algum tipo de treinamento mental?

É importantíssimo, mas é uma construção, algo que acontece o tempo inteiro, desde a hora que você está fazendo escolhas do que vai se alimentar até a hora que você decide horários para descanso e sono. É você colocar isso acima de tudo. A parte mental mais difícil para mim era ter esse controle todo e não dar abertura para preguiça ou decisões que você sabe que não são as melhores que você está tomando. Então eu não queria comer nada errado, eu não queria dormir na hora errada e tudo isso tem um custo. É você ter um autocontrole de que você está fazendo essas apostas, sacrificando coisas na sua vida, em prol da performance. Você está tratando o seu corpo e a sua performance como um robô, como uma máquina, para que na hora da final do campeonato você consiga tirar o máximo. E sim, eu gosto de realizar treinamento mental, gosto bastante de simular momentos de competição. Nos treinos eu sempre gostei de colocar bastante pressão nos tiros e também em outros momentos importantes, para quando chegar na competição eu ter a sensação de que já tinha passado por aquilo.

CESAR CIELO KPALOA 4

Quais dicas você pode dar para quem quer se preparar melhor para competições de alto nível?

A dica mais importante é você ter noção de que a sua vida tem que rodar em torno do seu objetivo e não tentar encaixar o seu objetivo dentro da sua vida. A prioridade é o que tem que ser feito, são as decisões que precisam ser tomadas em prol da melhor performance. Não é tentar encaixar seu objetivo e querer viver uma vida do jeito que você imagina. Os sacrifícios estão aí, então é sobre abrir mão de festa, de comer determinadas coisas, de fazer coisas que você gostaria. É colocar todas as suas fichas na performance.

CESAR CIELO KPALOA 1

Quais são os seus projetos atuais para alavancar ainda mais a natação brasileira?

Eu trabalho com o Instituto Cesar Cielo desde 2009 e nós temos projetos sociais através do Instituto. Já tivemos milhares de crianças que passaram dentro dos nossos projetos e a ideia é estimular a base. Ou seja, estimular a criança e a natação de iniciação para que eles vejam o esporte como uma ferramenta e continuem competindo, buscando várias formas de utilizar o esporte como um benefício na vida. Por exemplo, uma bolsa acadêmica no colégio, na universidade, a possibilidade de morar fora do país e fazer uma faculdade lá. Então no final das contas a gente não sabe se a gente vai ter campeões do mundo através do Instituto. Mas o que a gente mais quer é que eles usem o esporte para alavancar suas vidas porque o esporte competitivo pode abrir muitas portas.

Falando agora sobre a Kpaloa, como a nadadeira ajuda nos seus treinos? Quais características deste equipamento lhe chamam mais atenção?

Me ajuda muito. Uma das coisas que eu mais gosto da Kpaloa é que ela é uma nadadeira muito confortável. Eu tive outras nadadeiras nos anos anteriores e eu ficava 15 minutos e já queria tirar a nadadeira do meu pé porque começava a doer, a incomodar. E com a Kpaloa eu tenho a sensação de que eu posso ficar 3 horas com ela e mesmo assim continuo confortável. O material é super legal, confortável, encaixa bem no pé e a eficiência que a Kpaloa gera não é demasiada. Digo isso porque existem nadadeiras que ajudam muito e isso para nós na piscina não é bom. Porque você quer um auxílio da nadadeira e não que ela aumente demais a sua velocidade. A nadadeira é um equipamento importante porque você quer literalmente uma pequena ajuda para conseguir fazer algumas coisas que você não está conseguindo fazer sem ela, você quer propulsão na medida. Então, a partir do momento que a nadadeira se torna uma solução, uma resposta para os seus problemas, no caso da alta performance de técnica na piscina não é algo legal. A nadadeira precisa ser apenas uma ferramenta. E a Kpaloa Natação gera uma propulsão na medida, ajuda a executar coisas que você não conseguiria sem ela, mas ao mesmo tempo ela não te deixa dependente. E o visual também é legal, eu gosto muito dos tons de cores, dos tingimentos que são feitos. É a nadadeira mais bonita, então eu fico todo empolgado no treino esperando a hora de usá-la porque é sempre muito gostoso.

CESAR CIELO KPALOA 3

Fica aberto aqui um espaço para você mandar um recado final para a galera!

Não tem nada mais legal do que sentir prazer nos equipamentos que você tem. Você levar a bolsa de equipamentos para a borda da piscina e tirar um palmar legal, uma nadadeira legal… é algo gostoso. Isso aumenta o nível de empolgação, a vontade de treinar. Às vezes as pessoas olham para a compra de equipamentos como um gasto e ficam fazendo um monte de conta. E tem hora que o mais importante não é isso. Uma nadadeira Kpaloa bem cuidada vai durar uma década e se você espaçar ela por mês, verá que ela custa barato. Então o mais importante é você ter ferramentas que você tenha vontade de usar, que você tenha orgulho, muito mais do que fazer um custo benefício na cabeça e tentar buscar racionalidade. A gente trabalha com alta performance e tem horas que é emoção. É gostoso você ter um material que é bonito, que chama a atenção. Toda vez que eu tiro a minha Splash Brasileirinho da bolsa de equipamento, eu fico super feliz, é algo que me empolga, que me dá vontade de treinar só por causa dela. Quando ela chegou aqui, eu queria ir para a piscina só para experimentar a nadadeira. Então a dica que eu deixo aqui é: compra uma coisa que te leva para onde você quer. É um investimento, não um gasto. Você está investindo na sua carreira, na prática esportiva.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *