Vitória Farabulini, atleta de Taubaté, é bicampeã brasileira de maratonas aquáticas 5 km e 10 km e recentemente chegou para integrar o time da Kpaloa. Aos 18 anos de idade, a também tricampeã paulista de maratonas aquáticas nada rumo ao seu grande objetivo: disputar os Jogos Olímpicos. Essa semana, a atleta do #KpaloaTeam contou como o esporte surgiu em sua vida, suas influências e a rotina de treinos!
Por que você começou a nadar?
Comecei a nadar desde pequena, aos 6 meses de idade, por orientação médica. Minha mãe me colocou para fazer mamãe e bebê e desde esse dia nunca mais sai da água! Graças aos meus pais minha carreira iniciou bem cedo e desde então sigo em direção ao meu grande sonho!
De que maneira as competições em águas abertas surgiram na sua vida? Você teve alguma influência?
Meu primeiro contato com as águas abertas foi aos 6 anos de idade, em um circuito regional na cidade de Ubatuba. Nunca tinha tido conhecimento sobre nadar em mar aberto, mas me lembro até hoje que foi uma sensação indescritível! Era um percurso de 250 metros e quando eu terminei vi toda a torcida aplaudindo… foi inesquecível! Como sou de Taubaté, interior de São Paulo, não existem clubes ou grupos de treinamento de águas abertas em minha cidade. Minha maior influência para ir nadar maratonas eram esses campeonatos que tinham pela região. Então eu digo que foi algo bem descontraído, onde acabei me encontrando por inteiro.
E você compete na piscina também?
Faço provas de piscina também, inclusive já fui bicampeã Paulista dos 400m livre e sempre que posso participo de algumas provas! Porém, o meu foco, o meu alvo são as provas de maratona aquática.
Quando decidiu se tornar atleta?
A vida de atleta sempre esteve presente na minha vida. Desde pequena sempre admirei os grandes atletas e sempre me vi sendo um deles! Quando comecei a treinar com o Samir Barel, minha carreira profissional começou. Foi uma mudança bem grande, a responsabilidade aumentou e meus treinos mudaram bastante. Confesso que no começo fiquei um pouco assustada, mas hoje é a melhor parte do meu dia. Amo o fato de poder sempre dar meu máximo em cada treino, treinar praticamente o dia todo e viver a vida em direção ao meu sonho! O Samir é um grande exemplo para mim, sua força, garra e determinação me motivam sempre a dar o meu melhor e espero um dia ser tão grande como ele!
Você comentou anteriormente que em boa parte do seu dia está treinando. Conta um pouco sobre a sua rotina de treinos e seus estudos também.
Como disse, eu moro em uma cidade bem pequena no interior de São Paulo. Estou treinando pela madrugada, sendo que acordo às 3h30 da manhã e às 4h já estou na água para meu treino mais longo do dia. Depois de aproximadamente 3 horas, encerro meu primeiro período de treinos e vou direto para a faculdade, onde curso o primeiro ano de Educação Física. Logo após sair da faculdade, vou direto para o meu segundo período na água. Esse treino tem uma duração de 1h30 aproximadamente e depois sigo para o treino físico que dura entre 1h30 a 2 horas. Segunda, quarta e sexta-feira faço estágio de natação por conta da faculdade e terça e quinta tenho 1 hora de pilates depois do treino físico.
Sua rotina é bem “puxada”, mas fazer o que amamos é algo que não tem preço. Falando nisso, qual é o seu maior sonho como atleta? Em quem você se inspira?
Meu maior sonho como atleta é poder ajudar, incentivar e orientar a todos que querem seguir seus sonhos. É claro que almejo a tão sonhada medalha olímpica, mas poder mostrar que é possível realizar tudo que se empenha e esforça para conquistar é um dos meus maiores sonhos! Sobre inspiração, poderia citar meu treinador Samir Barel, que além de um super atleta, também instrui muitos atletas a se tornarem super atletas como ele!
No início de setembro você assinou com a Kpaloa para fazer parte do time de atletas, representando a modalidade águas abertas. De que maneira isso repercute na sua vida e qual a importância para a sua carreira?
Quando recebi a proposta e soube que poderia ser do #KpaloaTeam fiquei extremamente feliz! A Kpaloa produz as melhores nadadeiras de alta performance que conheço e desenvolveu um material específico para quem nada em águas abertas. A qualidade e conforto do pé de pato Kpaloa são incomparáveis! Essa grande novidade em minha vida me motivou ainda mais a continuar lutando em direção aos meus sonhos. Tendo em vista tudo que estamos vivendo no mundo, vejo que cada vez mais os atletas estão sendo obrigados a desistir dos seus sonhos por conta da falta de incentivo. E a Kpaloa me abraçou de uma maneira sem igual! Sem palavras para descrever essa empresa, que aceitou se juntar à mim em busca da realização do meu sonho. Tenho certeza de que vamos fazer história juntos! Só tenho a agradecer por essa grande oportunidade de fazer parte do time Kpaloa!