A Escola BodyBoard Rexponsa, situada em Ipanema, é uma bela iniciativa social que transforma vidas por meio do esporte. Cerca de 250 alunos de diversos pontos do Rio de Janeiro já passaram pela Escola. Esta semana o co-criador Rafael Ramos contou mais sobre a Escola BodyBoard Rexponsa que vem promovendo inúmeras atividades enriquecedoras para crianças e jovens.
Quando e como nasceu a escola? Quais motivos levaram a criação?
A Escola BodyBoard Rexponsa foi criada em 2017, sendo que no começo trabalhávamos apenas com bodysurf e bodyboarding. Ao longo do tempo, percebemos que a procura de jovens foi grande e deveríamos abrir o leque de esportes e atividades, pois cada pessoa é diferente e nem todo mundo quer fazer o que o outro quer. Então surgimos com a necessidade do despertar do ser humano nesta transição planetária, ajudando através da cultura de praia a descobrir o propósito de vida, usando como laboratório a própria Escola.
Hoje a Escola oferta quais atividades?
Bodyboarding, bodysurf, surf, trilha, educação ambiental, altinha, yoga, empreendedorismo, autodesenvolvimento coletivo e individual.
Vocês buscam atender algum público específico?
Temos três tipos de público por faixa etária. O primeiro nós chamamos de “Curumim da Praia” que agrega alunos de 8 a 12 anos de idade, onde trabalhamos com atividades mais lúdicas. O grupo “Escola Rexponsa” envolve os alunos de 12 a 17 anos, onde eles escolhem as atividades que querem fazer, tendo uma como principal, sendo que todas elas estão ligadas ao bodysurf. Por fim, o “Sirius” é o que entendemos como pós Escola Rexponsa, porque é como se fosse uma faculdade, um treinamento para atleta de ponta onde a pessoa está disposta a buscar algo maior e desafiador.
Como é possível ser aluno da Escola? Quais os requisitos?
A Escola Rexponsa é aberta ao público em geral, seja alguém que esteja em situação de vulnerabilidade social ou não. Todos são bem-vindos e não há cobrança de mensalidade. O requisito principal é o aluno querer ser uma pessoa melhor do que quando entra na Escola, sendo comprometido e estar de acordo com as regras da Escola. Entretanto, nesse momento estamos sem vagas disponíveis e estamos recebendo apenas alunos com depressão, que estão precisando muito de ajuda.
Quais as perspectivas de vida que a Escola oferece para os alunos?
A perspectiva do agora, ou seja, se começarmos a construir algo nesse exato momento, com direcionamento, respeito, planejamento, comprometimento, conseguimos alcançar algo que nunca foi alcançado antes. Gostamos de enfatizar que os alunos podem ser quem eles quiserem ser e que para isso podem usar o esporte como ferramenta.
Os alunos são regularmente inscritos em competições ou competem apenas aqueles que gostam de competir?
Não impomos que os alunos devem participar de eventos competitivos. Eles têm liberdade para participarem de eventos caso sintam-se à vontade para tal. No momento temos três atletas de ponta que competem na modalidade bodyboarding.
Falando em competição, a Escola já recebeu algum aluno que depois tornou-se atleta profissional?
Sim, posso citar alguns nomes como Cauã Costa, Luan Fernandes e Lucas Lopes.
Fala um pouco sobre a parceria com a Kpaloa.
A Kpaloa me acompanha desde criança, quando comecei a pegar onda. Eu era o único da galera que não tinha equipamento, até que um dia eu achei um pé do par de nadadeiras no mar. Foi um momento que marcou a minha vida e lembro até hoje que era preto rajado com as cores rasta. A partir desse momento, aos 12 anos, comecei a praticar o surfe de peito e aos 14 anos comecei a trabalhar. Juntei três meses de salário para poder comprar uma prancha e chegava a ficar 8 horas no mar. Então a parceria com a Kpaloa é a complementação de um sonho, pois tive que trabalhar desde cedo e não consegui seguir focado no esporte. Posso dizer, sem dúvidas, que a Kpaloa faz parte da minha história. E o meu objetivo é ajudar pessoas a não desistirem de seus sonhos através do contato com o mar, que é um ambiente que nos torna pessoas melhores. Eu sou exemplo vivo de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não fui um campeão como atleta, mas hoje ao lado da Escola Rexponsa sou multiplicador de campeões da vida!
3 respostas
Aloha ! Gratidão família Kpaloa.
Parabéns, essa escola realmente mudando a vida de muitas famílias!!
Fico muito feliz com o sucesso!!
Boa!
Apostar no futuro é o que nos compete.
Desejo o melhor para Escola.
Parabéns!