HIGH POWER PROPULSION

Brave Heart e os desafios dos nadadores-salvadores de Portugal

nadadores-salvadores-brave-heart-pes-de-pato-kpaloa

Desde a fundação da Kpaloa, um de seus alicerces é o fornecimento de nadadeiras de alta performance projetadas especificamente para o salvamento aquático. Nas corporações brasileiras e internacionais, as nadadeiras Kpaloa se fazem presente como um excelente instrumento de trabalho. Conversamos com Joaquim Santos Moreira, presidente da Associação Humanitária de Segurança e Salvamento Aquático BRAVE HEART.

Pode contar um pouco sobre como surgiu a Brave Heart?

A BRAVE HEART surgiu em 2016 a partir de um grupo de Nadadores Salvadores (em Portugal “guarda-vidas” é chamado desta forma) que já tinham trabalhado para outras associações e que queriam trazer uma alternativa viável ao que se fazia a nível de salvamento no Concelho de Cascais. Juntou-se a vontade de fazer bem com a experiência de alguns elementos e assim nasceu a BRAVE HEART. E desde então nunca mais paramos, estamos sempre em busca da melhora e do crescimento!

Hoje qual é o maior desafio dos nadadores-salvadores em Portugal? E como estão os índices de afogamento no país? Costumam aumentar no verão? Qual a faixa etária que costuma ser resgatada?

O maior desafio é a sazonalidade. No verão trabalha-se muito nas praias e no inverno não há emprego para a grande maioria dos profissionais. Desta necessidade surgiu o nosso projeto de garantir um efetivo nas praias mais frequentadas durante o inverno, como a praia de Carcavelos, Cascais, praia do Guincho, São Pedro do Estoril e praia da Parede. Esse projeto é apoiado pela Associação de Concessionários PRAIA VIVA e patrocinado pela Câmara Municipal de Cascais. E com o projeto reduzimos muito o afogamento fora da época balnear no Concelho de Cascais, pois a afluência às praias nos dias de Sol fora do verão era uma realidade. E os acidentes na água aconteciam com frequência e sem Nadadores-Salvadores nas praias era bem mais complicado. Os resgates são majoritariamente direcionados aos jovens, por norma mais inconscientes dos perigos e também a muitos turistas, pouco habituados aos mares da costa atlântica portuguesa.

nadadores-salvadores-brave-heart-pes-de-pato-kpaloa

Qual o salvamento mais impactante que vocês já realizaram?

Uma excelente questão para uma resposta complicada… Já passamos por diversas situações de salvamentos, de ocorrências no areal, nos bares de praia, nas estradas perto das praias e etc. Já tivemos salvamentos envolvendo várias vítimas pertencentes ao mesmo grupo de amigos e família. Já tivemos ocorrências de doenças súbitas, AVC, PCR, crises convulsivas, quedas nas rochas. Acidentes de motos e acidentes de viação perto das praias e nos acessos às mesmas. Até viaturas que caíram ao mar com os ocupantes lá dentro já socorremos por mais de uma vez. Como já referi, é uma questão bem ampla e é difícil escolher a mais impactante.

Por quê vocês gostam das nadadeiras Kpaloa?

Muitos de nós usam Kpaloa Tritão. Dentre os muitos aspectos positivos dessa nadadeira para o resgate aquático estão o conforto, de fato são muito confortáveis nos pés. O Tritão tem uma propulsão muito forte a cada pernada e não fadiga os músculos envolvidos na pernada como acontece com as nadadeiras de outras marcas. Além disso, uma característica que apreciamos imensamente é a durabilidade e a resistência da Kpaloa. Como sabemos, a água salgada degrada todos os equipamentos, mas as nadadeiras Kpaloa resistem perfeitamente durante muito tempo.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *