HIGH POWER PROPULSION

A importância da nadadeira nos treinos de natação sob o olhar do treinador Paulo Augusto

importancia_nadadeiras_treino_natacao_kpaloa

Paulo Augusto, mais conhecido como P.A, foi atleta de natação do Sport Club Corinthians Paulista em 2003. No ano de 2005 passou a atuar como estagiário da equipe de natação e em 2007 tornou-se auxiliar técnico. De 2018 a 2021, P.A. ocupou o cargo de head coach, mas antes passou por todas as categorias de base, acumulando convocações para integrar as seleções paulista e brasileira de natação. Essa semana conversamos com o treinador para entender mais sobre a importância da nadadeira nos treinos de natação.

Como uma pessoa que está aprendendo a nadar pode se beneficiar ao utilizar nadadeira?

Principalmente pela evolução da qualidade das nadadeiras nos últimos anos, nos dias de hoje eu acredito muito na utilização desse material, em todos os âmbitos dentro da natação, do aprendizado ao alto rendimento. Para os iniciantes, eu acredito muito que as nadadeiras podem facilitar e acelerar o processo de aprendizagem, e principalmente gerar mais segurança para os alunos.

Você é um experiente treinador que já trabalhou com as categorias de base. Nesse sentido, qual a contribuição da nadadeira no desenvolvimento do trabalho com crianças e adolescentes? Você recomenda o uso a partir de qual idade?

Nas categorias de base o principal objetivo das nadadeiras na minha visão está no trabalho técnico, procurando sempre trabalhar com um volume equilibrado. Acredito que as nadadeiras podem ajudar bastante na evolução técnica do atleta, principalmente a partir da categoria Mirim 2 (10 anos).

importancia_nadadeiras_treino_natacao_kpaloa
Os atletas Guilherme Toledo e Júlia Diogo, em sessão de treino com o treinador Paulo Augusto.

Muito se fala sobre uma possível dependência que pode ser criada pela nadadeira quando esta é muito utilizada nos treinamentos. Qual é a sua opinião sobre isso?

Acredito que o grande segredo dos professores e treinadores na utilização das nadadeiras está no equilíbrio entre volume e objetivo desse material dentro das aulas e treinamentos. Com a excelente qualidade dos materiais nos dias de hoje, as lesões por uso excessivo são cada vez menores. Por isso, acredito que utilizar as nadadeiras com verdadeiro propósito dentro das aulas e treinos é o segredo do sucesso.

Para atletas olímpicos que buscam a melhora de cada centésimo, de que forma a nadadeira pode ajudar?

Para os atletas de alto rendimento acredito que as nadadeiras podem ser utilizadas em vários momentos dentro da sessão, e do programa de treinamento. Mas principalmente para o trabalho técnico, tiros de velocidade. E também para o trabalho de força, tanto força de membros inferiores como auxílio no ganho de força específico em trabalhos, onde se utiliza paraquedas ou alguma sobrecarga.

Qual a sua opinião sobre as nadadeiras de natação da Kpaloa?

A grande maioria dos atletas nas categorias de base e alto rendimento no Brasil utilizam as nadadeiras KPALOA, principalmente pela qualidade e conforto do produto, sem dúvida é um material diferenciado e que vem contribuindo muito na evolução da performance dos atletas.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

2 respostas

  1. Gostei muito de ler os comentários do treinador Paulo Augusto, sobre a utilização da nadadeira nos treinos de natação. Eu, especificamente, utilizo há uns vinte poucos anos e nunca reclamei de lesões. Minha nadadeira sempre foi Kpaloa.
    Parabéns Kpaloa, pelo excelente material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *