Dentro da fisioterapia existem diferentes possibilidades de reabilitar o ser humano. Uma delas é a hidroterapia, prática que ocorre em piscina aquecida com o auxílio e supervisão do fisioterapeuta. Essa semana conversamos com a profissional Carmen Veronica Gonçalves Barbosa, que possui 30 anos de experiência na área, para sabermos mais sobre a atividade.
O que é hidroterapia e como funciona?
A hidroterapia é um recurso terapêutico, também chamado de hidrocinesioterapia, que está dentro da fisioterapia de reabilitação. É um trabalho individualizado direcionado para cada patologia / situação, onde o fisioterapeuta prescreve exercícios dentro de uma piscina com água aquecida. Estando ao lado do paciente, o profissional consegue corrigir os ângulos de movimento e assim tornar a reabilitação mais eficiente.
Quais os benefícios da hidroterapia?
O principal ponto é o fortalecimento dos músculos, de modo que as articulações não são sobrecarregadas. O aumento da amplitude de movimento também é um grande benefício. E a temperatura da água também contribui para o relaxamento muscular, aliviando dores musculares e articulares, além de reduzir o estresse.
Quais as vantagens quando comparada ao tratamento convencional?
Por conta das propriedades da água, conseguimos diminuir a carga que o peso do corpo exerce sobre as articulações e ossos. É como se tivéssemos retirado o peso corporal da pessoa. Então se o paciente tem problema no joelho e pesa 80kg e a água está no nível dos ombros, o paciente fica apenas com 10% do peso corporal dele, no caso 8kg apenas. Logo, a grande vantagem dos trabalhos na água para quem tem alguma condição limitante, seja no tornozelo, joelho, coluna, é a retirada do peso corporal. Assim você trabalha, alonga e fortalece o corpo, aliviando as articulações, sem provocar outras lesões.
Para quem a hidroterapia é indicada?
Para indivíduos que estejam com alguma condição limitante, lesões ou patologias. Em geral, pessoas com artrite, artrose, reumatismo, hérnias, pós cirurgias, dores articulares e lesões musculares.
Em geral, quais são os materiais utilizados na hidroterapia?
Diferentes materiais são utilizados como os flutuadores, conhecidos como macarrão, pesos, nadadeiras, dentre outros.
De que forma a nadadeira é útil nas sessões de hidroterapia?
Com a nadadeira aumentamos a alavanca da perna, então o paciente precisa fazer mais força para executar o movimento. Acaba que a nadadeira funciona como uma caneleira, item muito usado nos exercícios em terra. E ao utilizar a nadadeira, o trabalho é intensificado, ocorre o fortalecimento de diversos músculos como o quadríceps, posteriores da coxa, flexores de quadril, glúteos, adutores e abdutores do quadril. Em suma, a nadadeira contribui muito no fortalecimento, aumentando a resistência também.
Entrevista por: Parada Letícia