HIGH POWER PROPULSION

Entrevista com Victor Colonese, renomado atleta de águas abertas e agora integrante do time Kpaloa!

Victor Colonese na foto de Eduardo Hiroshi

Victor Colonese é o mais novo atleta do time Kpaloa! Colonese possui inúmeras conquistas, tanto nas piscinas como em águas abertas, sendo que no ano de 2019 sagrou-se medalhista de bronze na prova de 10km nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru. Esta semana o atleta contou sua história, a conquista mais emocionante da carreira e a parceria com a Kpaloa!

Como e quando você começou a nadar?

Eu nado desde os 7 anos de idade. Meu pai sempre me incentivou a praticar esportes. Ele sempre soube que esporte e educação formam um bom ser humano.

Você sempre foi um nadador de águas abertas ou começou nas piscinas e depois passou a focar nesta modalidade?

Eu comecei na piscina e nela permaneci até 2008. Foi naquele ano que participei da minha primeira prova de maratonas aquáticas a nível nacional. Era uma prova seletiva para o sul-americano juvenil. Eu fiz duas belas provas e classifiquei para a minha primeira seleção nacional. Daí em diante não larguei mais a maratona aquática.

Qual foi a sua conquista mais emocionante e por quê?

A minha maior conquista foi a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos de 2019. Eu fui o 4º atleta a chegar na prova, mas como o 2º colocado foi pego no exame antidoping, eu acabei herdando a medalha de bronze. A minha maior emoção foi a entrega da medalha, que foi dentro da Unisanta, instituição que tenho orgulho de representar por mais de 12 anos. Para mim, receber essa medalha na minha “casa” com a presença da família Unisanta não teve preço!

Por estar há tanto tempo no cenário competitivo, no seu ponto de vista, o que um atleta de águas abertas precisa ter e fazer para conquistar resultados expressivos?

Um atleta, de modo geral, precisa ser determinado, disciplinado e nunca desistir. Lembrar que todo dia ele está disputando com ele mesmo. E, se ele realmente quiser, vai alcançar o seu objetivo.

Falando em disciplina e sobre não desistir, você já enfrentou algum desafio, alguma dificuldade durante uma prova de águas abertas?

Já tive alguns problemas em provas sim. Na realidade, todo atleta tem seus altos e baixos, mas o importante é nunca desistir e sempre tirar o melhor daquela situação. Ver os erros e aprender a não os repetir.

Foto: Eduardo Hiroshi

A sua primeira prova representando o time Kpaloa foi a “Travessia Poliana Okimoto”. Comenta sobre a sua performance nesta prova.

A Travessia Poliana Okimoto foi um evento ímpar. Fico feliz de poder participar. A Poliana sempre foi uma grande atleta e claro que sempre tinha suas críticas às provas de maratona aquática. Então eu sabia que o evento dela seria um evento diferenciado. E assim foi. Com certeza um exemplo de evento a ser seguido pelas organizações. Felizmente consegui nadar bem e cheguei em 1º lugar na prova de 1,5km, com o tempo de 18min06s.

Quais são os seus principais desafios e objetivos para a temporada de 2022?

Meu foco agora estará mais voltado para a piscina. Ajudarei a equipe da Unisanta no Troféu José Finkel de Natação e depois terei pela frente a Supercopa de Águas Abertas.

Fala um pouco sobre a parceria com a Kpaloa e a importância do uso da nadadeira no trabalho de águas abertas.

Eu gostei muito da nossa parceria. A nadadeira da Kpaloa é a minha companheira de treino de longa data, desde a época em que eu morava em Salvador. Desde então treinava com a Kpaloa e na minha opinião é a melhor nadadeira do mercado! Em relação a importância da nadadeira, o trabalho com ela é fundamental, pois ajuda a fortalecer os membros inferiores e também melhora o condicionamento aeróbio do atleta. Para a maratona aquática, posso dizer que ajuda ainda mais a minha base aeróbica, que é fator essencial para a modalidade e consequentemente para um ótimo desempenho!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *