HIGH POWER PROPULSION

Um mergulho na fotografia aquática com Marcelo Piu

foto aquatica arte marcelo piu kpaloa

Em 1992, Marcelo Piu comprava sua primeira câmera em Mar del Plata na Argentina. E foi por causa do surf que a vontade em fotografar surgiu em sua vida. Marcelo começou a se interessar pela fotografia através das fotos aquáticas, pois quando surfava ficava maravilhado assistindo cenas fantásticas dentro d’água e queria muito poder eternizá-las. “Eu via surfistas dentro do tubo, tomando caldos e só quem estava dentro d’água podia ver isso tudo. Então fui atrás de um equipamento à prova d’água, o que foi difícil porque naquela época praticamente não existia no Brasil e por isso precisei buscar lá fora”, conta Marcelo.

foto aquatica arte marcelo piu kpaloa

E curiosamente, o carioca tinha completado 10 anos de trabalho na Marinha que até então tinha entrado com a intenção de seguir carreira. E mesmo assim acabou mudando de planos porque a paixão pela fotografia falou muito mais alto. Inclusive, nesse ano ele estaria se aposentando na Marinha, mas resolveu dar uma guinada de 180 graus por um sonho do qual não se arrepende de ter seguido. E desde então os frutos de sua profissão começaram a ser colhidos. Em 1999, Marcelo fez diversos registros utilizando uma câmera analógica em Arraial do Cabo, mas infelizmente acabou perdendo muitas fotos deste dia. E foi justamente com uma das poucas fotos que se salvaram que Marcelo ganhou um concurso de fotografia, mas também foi parar no hospital por ter sido “queimado” por águas vivas.

foto aquatica onda arte marcelo piu kpaloa

Perguntado a Marcelo quais dicas ele daria para alguém que esteja interessado em começar a trabalhar especificamente com fotografia de esportes no mar, o fotógrafo revelou que é preciso acima de tudo amar o mar. “É preciso se sentir bem ao entrar na água, como se ali fosse sua casa. Você não deve encarar a fotografia apenas como uma fonte de renda porque se pensar dessa forma não vai dar certo. A fotografia é muito mais que isso, é um estado de espírito e a sintonia tem que existir. Não é como fazer um ensaio fotográfico e pronto”.

foto aquatica onda arte marcelo piu kpaloa shore

O fato é que fotografar na água tem seus desafios e isso inclui muitos fatores. Primeiro, compreender direções do vento, correnteza, ondulação. E claro, é fundamental saber fotografar, assim como entender sobre o equipamento que irá utilizar e a configuração correta para que um bom resultado seja obtido. Fora isso, é preciso estar munido de um bom par de nadadeiras que permita exercer a profissão de forma adequada, conforme relata Marcelo. “Eu uso pé de pato Kpaloa há mais de 20 anos e o que mais me chama atenção é o conforto inigualável que é proporcionado. Posso afirmar isso com segurança porque já cheguei a experimentar outras marcas antes de conhecer a Kpaloa. E já passei por alguns perrengues em correntezas e valas traiçoeiras, que se não fosse essa nadadeira eu não teria conseguido me safar. ”

foto aquatica onda arte marcelo piu kpaloa tritão

Por fim, Marcelo Piu alerta para o preparo físico, que precisa estar em dia assim como uma a apneia, pois caso contrário a pessoa perderá a confiança em si mesma. “A mente também tem que estar preparada porque a correnteza entra como o maior desafio externo, já que acaba tirando o fotógrafo da posição ideal no mar e cansando o profissional. Mas eu diria que é uma profissão apaixonante e eu, Marcelo, sou realizado pelo caminho que escolhi, pelos lugares e pessoas que a fotografia me possibilitou conhecer”.

A Kpaloa agradece infinitamente a todos os fotógrafos que constroem suas histórias ao lado da nossa. Porque é através da fotografia que histórias são contadas, que podemos relembrar dias incríveis, assim como também imaginar aquilo que não vivemos ainda. Viva a fotografia! Aloha!

Texto por Parada Letícia

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *