Aloha! Se você chegou até aqui é porque tem a intenção de se tornar um fenômeno no bodyboard. Este esporte aquático é muito praticado ao redor do mundo, com diversos atletas amadores e profissionais, de diversas idades. E pegar uma onda realizando uma manobra de bodyboard é muito divertido!
Neste post nós reunimos algumas das melhores manobras de bodyboard para quem esta começando no esporte, com dicas de como realizá-las com perfeição, então boa leitura e acima de tudo, altas ondas!
1. Drop: o início
Tudo parte do drop, movimento de entrada na onda. Essa é a primeira técnica que um novato deve aprender. Entrar na onda de forma errada fará com que você não atinja uma boa velocidade para realizar suas manobras e para isso é bom observar alguns detalhes.
Fique posicionado onde a onda se forma e bata os pés enquanto rema. Na entrada da onda é importante colocar a mão no bico da prancha para onde quer surfar. Exemplo, uma onda pra esquerda, mão esquerda no bico. Quando entrar na onda, vire a prancha no sentido que ela quebra para usar a velocidade em suas manobras de bodyboard.
Lembre-se que tomar uma vaca faz parte do aprendizado e use sempre bons equipamentos para aproveitar o máximo do seu surf. Estar com a natação em dia é importante para não correr nenhum risco adicional. E nunca se exponha a mares difíceis se você ainda não se sente preparado para tal!
2. O 360º
Uma das manobras mais básicas do bodyboard e uma das primeiras a ser dominadas pelos iniciantes é o 360º. É grande a emoção de realizar sua primeira volta completa e continuar dropando a onda.
Ao atingir uma boa velocidade, perca todo o contato com a água dobrando as pernas para cima da prancha. Em seguida, gire sua cabeça e tronco no sentido da onda para aproveitar o impulso natural. Ao completar a volta, trave o movimento com as barbatanas.
Existe também o 360° invertido, um pouco mais difícil, onde você deve girar no sentido contrário da onda.
3. Cutback
Essa manobra é realizada assim como no surf. Ao deslizar para o botton da onda (parte baixa), volte ao lip (ou crista), realizando uma curva curta e firme, cortando parte da espuma da onda. Quando mais água for jogada para fora, mais bonito será o efeito da manobra.
4. Tubo
Uma das manobras mais iradas quando capturadas em fotografias e vídeos é com certeza o tubo! O instante em que um bodyboarder saí de um tubo é um momento mágico!
Sua execução exige muita técnica e é comum vermos bodyboarders experientes tomando um caldo na tentativa de encaixar um tubo. É necessário subir até o lip da onda e esperar o momento certo que a mesma começar a quebrar, para acelerar em direção ao “buraco”.
5. Aéreo
A sensação de voar é indescritível e essa é uma manobra difícil de se encaixar. Para a realização de um aéreo não é necessário apenas técnica, mas uma onda que possibilite esse feito, formando uma “rampa” e velocidade, muita velocidade.
Para dominar esta manobra você deverá esperar que o lip se forme e buscar o máximo de velocidade em direção ao topo da onda, quando perder o contato com a água, projete a prancha para a frente enquanto gira o corpo de volta para a onda. Decolar não é o problema e sim a aterrissagem! Segure firme a prancha e tenha o cuidado para que o bico não mergulhe nem fique muito para cima.
Essa lista é pequena e serve apenas de ponto de partida para muito mais manobras de bodyboard que você deve aprender para se tornar o rei dos mares.
Compartilhe este post nas redes sociais para que aquele seu amigo aprenda a fazer alguma manobra e deixe de tomar caldo. Mahalo!