HIGH POWER PROPULSION

Os melhores praias beach breaks no Brasil para a prática do bodyboarding

atleta raquel friefrich praia sul

Do Nordeste ao Sul do país, encontramos diversas praias incríveis e paradisíacas com excelentes condições para  a prática do bodyboarding. Tais delas, são marcadas por fortes ventos, grandes variações de marés, ondulações pesadas, extensas faixas de areia fina ou espessura grossa, clara ou escura e centenas de características que fazem toda diferença na formação de uma bancada e na qualidade das ondas.

Após uma breve pesquisa entre atletas profissionais que são completamente apaixonadas pela modalidade, constatamos que existem inúmeras ondas de qualidade espalhadas pelo Brasil. Selecionamos 8 beach breaks (fundo de areia) ao redor do país, mas sabemos que com certeza existem infinitos picos tão bons quanto que são muito cobiçados e almejados. Praias lindas e mágicas e que quando quebram nas condições perfeitas, são dignas de todo nosso respeito e gratidão.

Picos em Florianópolis – SC

No Sul do Brasil, temos um litoral que oferece ótimas condições para a prática do surf e bodyboarding. A onda do Riozinho, no Campeche, foi a mais cogitada entre os bodyboarders. Uma onda tubular e forte que quebra perfeita quando a ondulação entra de Sudeste e o vento Norte predomina.

atleta raquel friefrich praia sul

Atleta Raquel Friedrich #kpaloateam em um tubo nas praias do Sul!

Picos em São Paulo

Em São Paulo, encontramos diversas opções, como a onda de Paúba, que é considerada um beach break nervoso e pesado, com excelentes rampas que necessitam de ondulação de Sul e vento Leste. Outra onda famosa é o pico “Buco” da praia de Pernambuco, que com swell Leste, Sudeste e vento Noroeste faz a diversão de todos.

praia da pauba foto rodrigo nattan

Praia da Paúba. Foto: Rodrigo Nattan

praia de pernambuco sp foto rodrigo nattan

Praia de Pernambuco. Foto: Rodrigo Nattan

Picos no Rio de Janeiro – RJ

No Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, temos picos clássicos como Leme e Copacabana, mas o local mais constante e que bodyboarders cariocas amam são os lindos triângulos que quebram no canto esquerdo da praia de São Conrado. Quando a ondulação entra de Leste ou Sudeste o local se torna um verdadeiro palco do esporte, com show de manobras aéreas e tubos para todos os lados.

para de sao conrado atleta fabio aquino

Praia de São Conrado. Atleta Fabio Aquino #kpaloateam

A Praia de Itacoatiara – RJ

A praia de Itacoatiara, na cidade de Niterói, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, definitivamente é considerada uma das melhores e mais pesadas ondas do brasil. Palco também de uma das principais etapas do Circuito Mundial de Bodyboarding, o Itacoatiara Pro e recentemente também se tornou referência de campeonato de ondas grandes de surf no Brasil (Itacoatiara Big Wave). É a praia que recebe e suporta as maiores ondulações do país, podendo quebrar até 3 ou 4 metros surfáveis. Quando a bancada está boa, funciona com todas as ondulações, mas o ideal sem dúvidas são os swells de Sul ou Sudoeste e vento Norte ou Nordeste.

praia de itacoatiara atleta paola simao

Praia de Itacoatiara. Atleta Paola Simão #kpaloateam

Picos no Espírito Santo

No Espírito Santo, terra natal da pentacampeã mundial Neymara Carvalho e também celeiro de grandes atletas de bodyboarding no país, a onda mais surfada é na Barra do Jucu. Nessa praia quebram alguns picos como o canto do  Barrão, uma esquerda que varre a pedra e vem rodando até o inside e a direita do Cemitério, local onde acontece diversos campeonatos da modalidade. Por sinal, foi na Barra do Jucu que ocorreu uma das etapas do Kpaloa Brasileiro de Bodysurf.

barra do jucu atleta neymara carvalho

Atleta Neymara Carvalho, Pentacampeã Mundial de Bodyboarding #kpaloateam. Barra do Jucú.

Picos na Bahia

Chegando no Nordeste, encontramos também diversos atletas de ponta como o “baiano voador” campeão mundial Uri Valadão e a campeã baiana e brasileira Tati Menezes. A bodyboarder integrante do Kpaloa Team inclusive destacou diversos picos na Bahia, mas afirmou que o local que ela se diverte muito quando o swell encaixa perfeito é a praia de Jardim de Alah, situado no bairro do Costa Azul, cerca de 15 km do centro de Salvador. Esse pico é um dos mais constantes da capital baiana, suportando ondulação de Leste, Sudeste e Sul.

praia jardim de alah atleta tati menezes

Atleta Tati Menezes #kpaloateam. Jardim de Alah.

A praia de Cacimba do Padre – Fernando de Noronha

Para fechar com chave de ouro, escolhi um lugar que é incontestavelmente um dos mais belos e perfeitos do Brasil. A onda da Cacimba do Padre, na ilha de Fernando de Noronha, arquipélago que faz parte do estado de Pernambuco e que é referência do surf mundial, considerado por muitos, como o Hawaii brasileiro. A temporada de ondas na ilha vai de Novembro à Abril e com a virada do vento Nordeste as ondulações oceânicas chegam às praias do mar de dentro. Os primeiros swells retiram areia do fundo, formando uma bancada espetacular para os próximos meses funcionando como uma perfeita máquina de tubos.

praia cacimba do padre atleta uri valadao

Fernando de Noronha. Atleta Uri Valadão, campeão mundial de Bodyboarding #kpaloateam. Praia Cacimba do Padre.

E você? Já surfou alguma dessas praias? Tem mais alguma dica? Conta aqui para a gente. Aloha!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *