O projeto Verde Mar nasceu no ano de 2014 a partir da iniciativa de Caio Salles. Jornalista por formação e mergulhador, Caio trabalhou durante muitos anos na área esportiva, mas o desejo de trabalhar com a conservação marinha mudou os rumos de sua vida. Inicialmente, o objetivo do projeto era produzir conteúdo com vistas a divulgar iniciativas de conservação marinha que já existiam.
Com isso, Caio realizou uma série, em Curaçau, mostrando os impactos do ecoturismo e as consequências do peixe-leão, espécie invasora que causa um grande desequilíbrio no mar do Caribe. Depois viajou para o Havaí, onde registrou o trabalho que era feito com as tartarugas na ilha de Oahu e também sobre a raia manta nas ilhas Kona.
Mas a dificuldade financeira em viabilizar esses documentários começou a despontar. E ao mesmo tempo, Caio estava mergulhando com bastante frequência no Rio de Janeiro e se deparando cada vez mais com lixo marinho. Então, decidiu mobilizar os amigos para fazer mergulhos, principalmente na praia vermelha, para coletar resíduos no fundo do mar. E assim, eventos começaram a ser realizados, parceiros foram atraídos e outros projetos de conservação se uniram.
Basicamente, o projeto possui quatro eixos de trabalho. O primeiro diz respeito às ações socioambientais, onde eventos de limpeza de praia e coleta de resíduos no fundo do mar são conduzidos, além da sensibilização ambiental propriamente dita. O segundo eixo é a pesquisa científica, na qual é feito o diagnóstico de lixo marinho submerso, isto é, o que o mergulhador encontra quando vai mergulhar, que tipo de lixo é esse, qual a origem e o que pode ser feito para mitigar esse problema. O terceiro é a educação, onde a cultura oceânica é disseminada por meio de ações e cursos, fazendo com que as pessoas entendam a importância da vida marinha para a espécie humana e se sensibilizem com a causa. O quarto e último eixo é a comunicação, feita através do site oficial do projeto, redes sociais, e vídeos semanais. Tudo isso visando alcançar o máximo de pessoas possíveis, com informações claras e acessíveis sobre a cultura oceânica, lixo marinho, problemas ambientais e outros fatores que envolvem a conservação.
“O projeto Verde Mar não possui fins lucrativos e todo o trabalho é voluntário, por isso apoios são bem-vindos. Mas gostamos de entender o processo de produção das empresas que se interessam em colaborar conosco, com intuito de averiguar se de fato há uma preocupação genuína com o meio ambiente”, conta Caio Salles.
Sabendo da importância dos oceanos e a natureza de modo geral em nossas vidas, a Kpaloa apoia iniciativas de conservação ambiental como o projeto Verde Mar!
Somos uma empresa socialmente responsável e amiga do meio ambiente! Saiba mais em www.kpaloa.com
Escrito por Parada Leticia