HIGH POWER PROPULSION

Diário de um guarda-vidas: pai e filho pegos pela corrente de retorno

Quando falamos em ocorrências e salvamentos realizados por guarda-vidas, inúmeras histórias vão surgindo. Algumas com desfechos infelizes e outras marcadas por resgates de sucesso. Esta semana, o guarda-vidas Hiran Batista do Grupamento de Salvamento Aquático de Alagoas contou uma ocorrência que envolveu uma criança e um pai que estavam desfrutando do mar em Alagoas.

“Muitas coisas diferentes podem acontecer na rotina de trabalho de um guarda-vidas. Alguns dias são tranquilos, enquanto outros são marcados por ocorrências consecutivas, tanto dentro quanto fora da água. Isso vai depender bastante das condições do mar e da quantidade de banhistas na praia. Uma ocorrência que ficou na minha memória foi um dia em que ajudei um pai e um filho ao mesmo tempo na praia do Francês, em Alagoas, que é conhecida por ter várias correntes de retorno.

Eu estava no posto junto com meus companheiros de guarnição e percebi um homem segurando uma criança em uma prancha de surf. Parecia que o pai estava ensinando o filho a surfar, mas caíram em uma corrente de retorno. E a partir do momento que fixei o olhar neles, percebi que não se movimentaram muito.

Ao observar através do binóculo, vi que ambos estavam tranquilos, mas resolvi ir lá e conferir com eles se estava tudo bem. Informei a situação ao restante da minha guarnição para caso algum apoio fosse necessário. Levei apenas as nadadeiras já que eles tinham a prancha como material flutuante e poderia substituir o flutuador que usamos em salvamentos. Ao me aproximar da areia o pai fez sinal positivo para mim, então calcei as nadadeiras e com ajuda da corrente de retorno rapidamente alcancei eles.

Ambos estavam tranquilos, o que ajudou a fazer a abordagem e me comunicar com eles. Apontei a melhor direção na transversal para que o pai pudesse sair nadando, ajustei a posição da criança e com as nadadeiras reboquei ela na prancha, acompanhando o pai para o banco de areia ao lado. Já na área rasa, entreguei a criança na prancha ao seu pai.

Vale ressaltar que é muito comum que as pessoas tentem nadar na direção contrária de uma corrente de retorno ao caírem em uma. Mas nesta ocorrência, o processo todo e a saída em si com as vítimas não exigiu muito esforço. Apenas o conhecimento necessário para sair da corrente de retorno e alcançar uma área segura. Foi muito gratificante poder ajudar pai e filho que antes se divertiam e rapidamente acabaram em uma situação perigosa. Saí da água com a certeza que fui capaz de agir na hora certa, antes que eles pudessem alcançar uma área ainda mais perigosa. Esse salvamento ficou em minha memória justamente por tudo correr da melhor forma possível e poder ajudar pai e filho que apenas estavam se divertindo na praia do Francês.”

A Kpaloa desenvolve nadadeiras de alta performance específicas para o salvamento aquático para diversas corporações no Brasil e em outros países do mundo. Além de ser considerada por muitos guarda-vidas como a nadadeira de melhor desempenho para o resgate, os modelos da Kpaloa divisão resgate são homologados pela SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *