HIGH POWER PROPULSION

Milhares de vidas transformadas: conhecendo o Projeto Social Instituto Mangueira do Futuro

Esporte é saúde e transformação social. O poder que o esporte tem em mudar vidas, mostrar novas perspectivas e incluir aqueles que de alguma forma são excluídos é gigante. Conversamos com a professora de Educação Física Danuza Siqueira, que há 10 anos se dedica ao Projeto Social Instituto Mangueira do Futuro.

Quando e como nasceu o projeto?

Foi embaixo do Viaduto Cartola, na Mangueira, que nasceu, há 25 anos, o sonho que seria responsável pela transformação na vida de milhares de pessoas. Fruto da ousadia de um jovem idealista e dos dirigentes da Verde e Rosa, surgiu o Programa Social da Mangueira, reconhecido modelo de combate à pobreza, à desigualdade social e à exclusão nos países em desenvolvimento. A convite do então Presidente da Estação Primeira de Mangueira, Carlos Dória, o Professor de Educação Física, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, sem infraestrutura e equipamentos, abraçou seu ideal em “transformar vidas oferecendo cidadania”. Logo Chiquinho conquistou a admiração de voluntários e outras pessoas que se foram imprescindíveis para a execução do projeto.

Qual é a grande missão e os valores?

Inicialmente nasceu como um programa esportivo. Mas com a criação da Vila Olímpica da Mangueira, o Programa Social seguiu seu objetivo através do desenvolvimento de atividades esportivas organizadas, educando e formando cidadãos com autonomia, tendo na manifestação do esporte educacional sua sustentação, com a participação de crianças, adolescentes e da melhora na qualidade de vida para a terceira idade.

O projeto busca atender algum perfil específico de alunos?

Trabalhamos com crianças a partir de 8 meses de idade e não temos faixa etária limite. Além do Centro de Referência Esportiva, que possui equipes de atletismo, basquete, futebol, ginástica rítmica, natação, boxe, levantamento de peso, realizam-se trabalhos específicos com a terceira idade e com pessoas portadoras de deficiência. Atualmente o Programa Social da Mangueira atua em diversas áreas, como cultura, educação, ensino profissionalizante, cidadania e saúde.

Como é a programação dos alunos?

Os alunos se inscrevem na modalidade que tem interesse. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período de 7h às 19h.

Antes da criação de sua criação, já existia algum outro programa na região com propostas semelhantes e que também utilizava a natação como instrumento principal?

Não. O Programa Social da Mangueira tornou-se referência no Brasil e no mundo, sendo considerado como o maior programa social do mundo segundo a UNESCO.

Como é possível ser aluno do projeto? Quais os requisitos?

Basta o aluno apresentar seus documentos e atestado médico na secretaria da Vila Olímpica, de segunda a sexta-feira das 9h às 16h para realizar a sua matrícula nas atividades e horários oferecidos. Não é preciso ser morador da comunidade para realizar a matrícula.

Os alunos são regularmente inscritos em competições ou competem apenas aqueles que gostam de competir?

Competem os alunos que são selecionados para a equipe de natação e gostam de competir. Os demais alunos participam de festivais internos.

O projeto já formou algum aluno que depois tornou-se atleta profissional?

Sim. O projeto tem atletas em equipes da seleção brasileira no basquete, atletismo, futebol e levantamento de peso. Natação tivemos atletas que saíram para nadar em clubes como Vasco e Botafogo.

Conta um pouco sobre a equipe de natação do projeto.

Em julho de 2016 montamos uma equipe de natação composta por 20 crianças, meninos e meninas entre 10 e 17 anos, oriundos da comunidade e dos bairros vizinhos. Todas as crianças iniciaram seu aprendizado de natação no nosso projeto. Participamos de competições pela Federação aquática do Rio de Janeiro (FARJ) e das tradicionais competições em águas abertas que ocorrem no país.

Como a parceria com a Kpaloa ajuda no desenvolvimento das atividades do projeto?

A parceria com a Kpaloa com toda certeza veio para somar. Nossos treinos ficaram melhores e mais técnicos com o uso do pé de pato nas séries. O condicionamento dos atletas melhorou muito e o uso do pé de pato também nos ajudou nos treinos no mar. Como estamos nos preparando para a próxima etapa do Rei e Rainha do Mar, treinar usando pé de pato no mar colaborou para o ganho de velocidade e força dos atletas. A Kpaloa com certeza tem sido uma parceira de grande importância para a nossa natação e não temos dúvidas que nossos resultados irão melhorar cada vez mais!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *