Esporte é saúde e transformação social. O poder que o esporte tem em mudar vidas, mostrar novas perspectivas e incluir aqueles que de alguma forma são excluídos é gigante. Conversamos com a professora de Educação Física Danuza Siqueira, que há 10 anos se dedica ao Projeto Social Instituto Mangueira do Futuro.
Quando e como nasceu o projeto?
Foi embaixo do Viaduto Cartola, na Mangueira, que nasceu, há 25 anos, o sonho que seria responsável pela transformação na vida de milhares de pessoas. Fruto da ousadia de um jovem idealista e dos dirigentes da Verde e Rosa, surgiu o Programa Social da Mangueira, reconhecido modelo de combate à pobreza, à desigualdade social e à exclusão nos países em desenvolvimento. A convite do então Presidente da Estação Primeira de Mangueira, Carlos Dória, o Professor de Educação Física, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, sem infraestrutura e equipamentos, abraçou seu ideal em “transformar vidas oferecendo cidadania”. Logo Chiquinho conquistou a admiração de voluntários e outras pessoas que se foram imprescindíveis para a execução do projeto.
Qual é a grande missão e os valores?
Inicialmente nasceu como um programa esportivo. Mas com a criação da Vila Olímpica da Mangueira, o Programa Social seguiu seu objetivo através do desenvolvimento de atividades esportivas organizadas, educando e formando cidadãos com autonomia, tendo na manifestação do esporte educacional sua sustentação, com a participação de crianças, adolescentes e da melhora na qualidade de vida para a terceira idade.
O projeto busca atender algum perfil específico de alunos?
Trabalhamos com crianças a partir de 8 meses de idade e não temos faixa etária limite. Além do Centro de Referência Esportiva, que possui equipes de atletismo, basquete, futebol, ginástica rítmica, natação, boxe, levantamento de peso, realizam-se trabalhos específicos com a terceira idade e com pessoas portadoras de deficiência. Atualmente o Programa Social da Mangueira atua em diversas áreas, como cultura, educação, ensino profissionalizante, cidadania e saúde.
Como é a programação dos alunos?
Os alunos se inscrevem na modalidade que tem interesse. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período de 7h às 19h.
Antes da criação de sua criação, já existia algum outro programa na região com propostas semelhantes e que também utilizava a natação como instrumento principal?
Não. O Programa Social da Mangueira tornou-se referência no Brasil e no mundo, sendo considerado como o maior programa social do mundo segundo a UNESCO.
Como é possível ser aluno do projeto? Quais os requisitos?
Basta o aluno apresentar seus documentos e atestado médico na secretaria da Vila Olímpica, de segunda a sexta-feira das 9h às 16h para realizar a sua matrícula nas atividades e horários oferecidos. Não é preciso ser morador da comunidade para realizar a matrícula.
Os alunos são regularmente inscritos em competições ou competem apenas aqueles que gostam de competir?
Competem os alunos que são selecionados para a equipe de natação e gostam de competir. Os demais alunos participam de festivais internos.
O projeto já formou algum aluno que depois tornou-se atleta profissional?
Sim. O projeto tem atletas em equipes da seleção brasileira no basquete, atletismo, futebol e levantamento de peso. Natação tivemos atletas que saíram para nadar em clubes como Vasco e Botafogo.
Conta um pouco sobre a equipe de natação do projeto.
Em julho de 2016 montamos uma equipe de natação composta por 20 crianças, meninos e meninas entre 10 e 17 anos, oriundos da comunidade e dos bairros vizinhos. Todas as crianças iniciaram seu aprendizado de natação no nosso projeto. Participamos de competições pela Federação aquática do Rio de Janeiro (FARJ) e das tradicionais competições em águas abertas que ocorrem no país.
Como a parceria com a Kpaloa ajuda no desenvolvimento das atividades do projeto?
A parceria com a Kpaloa com toda certeza veio para somar. Nossos treinos ficaram melhores e mais técnicos com o uso do pé de pato nas séries. O condicionamento dos atletas melhorou muito e o uso do pé de pato também nos ajudou nos treinos no mar. Como estamos nos preparando para a próxima etapa do Rei e Rainha do Mar, treinar usando pé de pato no mar colaborou para o ganho de velocidade e força dos atletas. A Kpaloa com certeza tem sido uma parceira de grande importância para a nossa natação e não temos dúvidas que nossos resultados irão melhorar cada vez mais!