A grande estrela do bodyboarding, Mariana Nogueira, é tricampeã mundial, pentacampeã brasileira, hexacampeã carioca e agora é campeã mundial master! Mariana enfrentou renomadas adversárias até chegar na grande final e fazer bonito, tornando-se a primeira atleta de bodyboarding do mundo a ter este título na carreira. Esta semana, a bodyboarder nos contou sobre as emoções vividas nessa etapa do mundial e a parceria de décadas com a Kpaloa.
Você é uma lenda do bodyboarding, por muitos anos representou o Brasil em território nacional e internacional. Como foi para você essa experiência de voltar a competir e ainda mais em um mundial?
Foi muito emocionante. Eu e a Bela (a irmã, Isabela Nogueira) fomos convidadas pela Neymara, que foi a organizadora desse campeonato histórico. Descobri que mesmo depois de tantos anos sem competir, tudo que aprendi continua na minha alma rsrs. Revivi sensações que há muito tempo não sentia. Ter sido um campeonato mundial, tornou tudo ainda mais especial.
O que de verdade fez você competir nesse mundial? Qual foi a maior influência?
Estar com a minha irmã em uma competição, rever amigas de uma época tão boa e tão feliz. Assim como também fazer parte da Van Kpaloa Belas com amigas querida e a torcida que fez a diferença.
Se em 2023 o circuito mundial tiver a categoria master, você irá competir novamente?
Nossas prioridades mudam. Tenho duas filhas, uma de 23 anos de idade que já se formou e é arquiteta. Mas tenho uma filha de 14 anos, que ainda precisa de mim por perto, sabe como é adolescente rsrs. Então realmente não sei se competiria em um circuito mundial inteiro.
Falando nisso, qual motivo te levou a parar de competir e em que ano isso ocorreu?
Em 1998 eu ganhei meu último título mundial profissional. Eu estava grávida da minha primeira filha e depois disso minha prioridade mudou totalmente, meu foco não era mais competir. Para competir, precisamos de motivação, garra e foco, e eu já não sentia tanta vontade como antes. Ainda competi uma etapa do Mundial em Pipeline em 2000 e outra no Rio. Foram os últimos campeonatos que competi profissionalmente. Eu e meu marido resolvemos viajar durante um ano com a Mariah, que na época estava com 6 meses de idade e foi uma aventura! Quando voltei para o Brasil, já não queria mais voltar a competir.
Quando a buzina soou em Jacaraípe (ES), o que passou pela sua cabeça ao perceber que tinha acabado de ganhar o título mundial master? Passou um filme na sua cabeça no pódio?
Entrei no campeonato sem pretensões, ainda mais que tinham algumas meninas que ainda competem na categoria profissional pelo circuito mundial que entraram na categoria master. Mas com o andar da carruagem, fui revivendo momentos, sentimentos e atitudes que vivi quando eu ainda competia e isso foi muito bom. Tive uma torcida que veio na van e amigos que estavam lá que fizeram toda a diferença. Foram um grande incentivo. Não sei se sem essa torcida a história teria sido a mesma. Vencer o primeiro campeonato master da história foi e é sensacional!!
Essa van realmente foi algo muito especial para você, né? Várias gerações reunidas, viajando juntas, rumo a um mundial realizado no Brasil.
A van foi organizada pela Isabela Nogueira, minha irmã, e Clarissa Barros. Elas são idealizadoras e professoras da escola Belas do Bodyboarding. E é claro que a Kpaloa não podia ficar de fora e apoiou todas as integrantes da van. As meninas ficaram maravilhadas com a oportunidade de participar de um campeonato mundial, fosse torcendo ou competindo. Algumas nunca haviam participado de um campeonato e outras sempre admiraram o esporte e queriam vivenciar esse momento. Por isso, quero agradecer mais uma vez a Kpaloa por tudo que faz pelo esporte e pelos competidores. Precisamos de mais empresas assim, comprometidas com a história e o futuro do nosso esporte tão amado!
O que falar sobre a parceria com a Kpaloa que há anos está com você, presente nos seus múltiplos títulos?
Eu e a Kpaloa estamos juntos há quase trinta anos e tenho o maior carinho e gratidão por tudo que o meu querido Augusto e a Kpaloa me proporcionaram até hoje. Espero que essa parceria dure toda a minha vida rsrs. Olha que vou pegar onda ainda por muitos anos!